Últimas notícias

Vacinação contra a gripe amplia os grupos prioritários em Conde

 
A Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde iniciou na última segunda-feira (07/05), a ampliação da vacinação contra a gripe para todos os grupos prioritário da campanha nacional de 2018 contra o vírus influenza. A imunização começou no dia 23 de abril, com os trabalhadores da saúde e as gestantes e agora segue até o dia 1º de junho em todas as Unidades Básicas de Saúde do município de Conde.
“A campanha nacional começou no dia 23 de abril, onde demos prioridade para as gestantes e os trabalhadores da saúde. Agora estamos abrindo as vacinas para todos os que se encaixam nos grupos prioritários determinados pelo Ministério da Saúde e estamos preparando o Dia D, no próximo sábado (12), com equipes atendendo em todas as UBS e na Praça Pedro Alves, no centro de Conde”, disse a Secretária de Saúde, Renata Domingos.
Para esta nova etapa da campanha, os grupos prioritários são as pessoas com 60 anos de idade ou mais; os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais; crianças a partir dos seis meses e menores de cinco anos de idade; povos indígenas; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto); professores das escolas públicas e privadas; trabalhadores da saúde; funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade.
A imunização protege o indivíduo dos três vírus que circulam no país: o Infleunza A (H1N1 e H3N2) e o Influenza B. A Secretária de Saúde reforça que é importante que todos que façam parte dos grupos prioritários, procurem a unidade de saúde mais próxima de sua residência para tomar a vacina e reduzir as complicações causadas pelo vírus, as internações o risco de mortalidade que podem acontecer em decorrência de infecções graves ocasionadas pelo vírus influenza.
 
Sobre o Vírus Influenza
A influenza ou gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, ocasionada pelo vírus influenza, com elevado potencial de transmissão. Inicia-se com febre, dor muscular, e tosse seca. Em geral, tem evolução por período limitado, em geral de um a quatro dias, mas pode se apresentar forma grave. A gripe propaga-se facilmente e é responsável por elevadas taxas de hospitalização. Idosos, crianças, gestantes e pessoas com doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, ou imunodeficiência são mais vulneráveis aos vírus.
A vacina é contraindicada para pessoas que apresentem história de reações anafiláticas em doses anteriores, como também a qualquer outro componente da vacina, como alergia relacionada ao ovo de galinha e seus derivados.

Nenhum comentário

Deixe aqui o seu comentário!