Últimas notícias

Encerramento dos festejos juninos no centro de Conde é marcado pela tranquilidade, segurança e valorização da cultura nordestina

A última noite de programação do São João Cultural 2018 de Conde, na Praça Pedro Alves, no centro da cidade, foi regada a muito forró, famílias nas ruas e um público que compareceu à festa para curtir os shows das bandas Filhos do Forró, Boikará e o Forró Caçuá. O evento que encerrou os festejos neste domingo (24), é realizado pela Prefeitura de Conde e vem com o tema ‘Forró, Patrimônio Cultural Brasileiro’, reforçando a valorização e resgate da cultura nordestina.
De acordo com a assessora Cultural, Rejane Nóbrega, o saldo da festa é bastante positivo. “Estamos realizando um São João lindo, valorizando a cultura local, mesclando os ritmos e trazendo para a população de Conde, uma festa tranquila, segura e saudável. Encerramos estes três dias de festa com um saldo bastante positivo”, comemorou.
O Coordenador de Cultura, Marcos Antônio reforçou que o Conde está realizando um evento para toda a população. “O Conde mostrou que sabe fazer São João, respeitando a cultura popular, trazendo as nossas riquezas culturais, respeitando o nosso forró pé-de-serra em uma festa para o povo com crianças na rua, famílias se divertindo, tudo em clima de muita paz”, reforçou.
A festa começou logo cedinho, às 15h, no Pavilhão Cultural, com as apresentações do Trio de Forró Pérolas do Nordeste, do Grupo Parafolclórico Jacoca, que trouxe o coco de roda e o xaxado e a Ciranda da Alegria, do Assentamento Dona Antônia. Em seguida, o cantor escurinho animou o Pavilhão com muito forró, contagiando a população que participou ativamente da festa.
No palco principal, quem abriu os shows foi a banda Filhos do Forró, que trouxe um repertório bem diversificado mesclando Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Amazan, entre outros nomes do forró nordestino. Em seguida foi a vez do Grupo Boikará se apresentar no palco contagiando o público com muita alegria. O grupo é do município de Conde e faz parte da política de valorização dos artistas locais.
O encerramento dos festejos juninos no centro de Conde ficou com a banda Forró Caçuá que trouxe sucessos autorais e também de vários artistas conhecidos do público. O Forró Caçuá tem três CDs e um DVD gravado e é formado pelos irmãos João Batista, José Nildo e Damião com os amigos Valdemir Júnior e Vinícius. “É um imenso prazer participar do São João de Conde. A prefeita Márcia está de parabéns em realizar um evento que valoriza o nosso forró tradicional e o público muito acolhedor, dançou bastante ao som de nossas músicas”, destacou Damião Moreno, sanfoneiro e vocalista do Forró Caçuá.
Os comerciantes também comemoraram os três dias de festa no centro da cidade. “Geralmente, fecho meu estabelecimento por volta das 22h e durante a festa na Praça, fiquei funcionando até mais tarde e tive um bom retorno nas vendas. Quero parabenizar a organização da festa, que também se preocupou com o comércio local”, ressaltou o comerciante Renato Oliveira.
A Prefeita Márcia Lucena comemorou a boa participação da população na festa, destacando a importância desse novo modelo de festejo na cidade. “Estamos reorganizando nossos eventos, fizemos com o carnaval, mesclando todos os ritmos, do coco de roda ao axé e estamos trabalhando os festejos junino, valorizando o forró pé-de-serra, a cultura local, as nossas quadrilhas juninas e criando um espaço onde todas as famílias possam sair de suas casas e se divertirem, seja no parque de diversões, na praça ou conhecendo a feitinha de artesanato. Hoje a população tem um evento de qualidade, com segurança e tranquilidade.” Disse a prefeita.
No dia 28 de junho, véspera de São Pedro, os festejos serão realizados na Colônia de Pescadores Z9 em Jacumã, a partir das 21h, com o grupo Boikará.




 
Com show de Assisão, segunda noite do São João Cultural de Conde é sucesso de público
 
            O ‘São João Cultural 2018’, realizado pela Prefeitura Municipal de Conde, agitou a Praça Pedro Alves na noite deste sábado (23), véspera de São João. Os festejos iniciaram com a apresentação da Quadrilha Junina Raio de Luar (Mirim e Adulto), e no palco principal, Forrófiando, Forró Pesado, Swing Nordestino e o cantor Assisão embalaram a população e os visitantes que dançaram muito forró pé-de-serra. A festa este ano vem com o tema “Forró, Patrimônio Cultural Brasileiro” conta com mais de 20 atrações em festas realizadas no Centro de Conde, Tambaba, Pousada, Vila dos Pescadores, Colônia de Pescadores e Jacumã.
            A Prefeita Márcia Lucena acompanhou o evento e destacou a importância da preservação da cultura popular nordestina. “Nossa festa está linda, muito colorida, com muito forró, quadrilhas juninas e todas as famílias participando. Este é o nosso objetivo, o de preservar e resgatar uma cultura tão rica que é o forró e trazer o clima de festa popular para a nossa cidade, onde as famílias podem passear com a certeza de que estão num ambiente calmo e seguro”, afirmou.
            A programação deste sábado, iniciou às 15h, no pavilhão cultural, com a feirinha de artesanato, a apresentação do Trio Anunciação e o Coco Novo Quilombo, das Comunidades Gurugi e Ipiranga. Em seguida, o primeiro show no palco principal com o grupo Forró Pesado, que trouxe um repertório com sucessos de Luiz Gonzaga, Marinês, entre outros grandes nomes do forró. Com o encerramento da primeira banda, o pavilhão cultural recebeu a apresentação da Quadrilha Junina Raio de Luar, do município de Conde. O público foi ao delírio com a apresentação da quadrilha mirim que este ano conquistou o título de melhor quadrilha infantil da região metropolitana de João Pessoa. Logo após a apresentação da junina infantil, foi a vez da Raio de Luar adulto se apresentar no pavilhão. Com muitas cores, brilhos e efeitos especiais, os jovens arrancaram aplausos da população.
            De volta ao palco principal, a banda Swing Nordestino cantou vários sucessos. Nem a chuva que caiu no início dos shows fez com que as pessoas parassem de dançar. A festa também atraiu visitantes que vieram conhecer o São João da cidade. A cuidadora Ronilda Justino veio pela primeira vez a festa junina de Conde e disse que pretende voltar mais vezes. “Já conhecia o carnaval de Jacumã, mas vir aqui no Conde pelo São João é a primeira vez e a festa está muito boa, tranquila e segura. A prefeitura está de parabéns pela organização do evento”, ressaltou.
            O Grupo Forrofiando, subiu ao palco com um repertório variado, com muito xote, baião e forró. Já passava da meia-noite quando o cantor Assisão subiu ao palco, contagiando o público que estava aguardando ansiosamente a apresentação do cantor. No palco, o cantor que tem mais de 50 anos de carreira, cantou sucessos, como fogueirinha, pau nas coisas, olha pro céu, pagode russo, entre outras músicas, variando entre composições próprias e de outros nomes de peso no forró tradicional.
            “Eu estou muito feliz em participar pela primeira vez do São João aqui no município de Conde. A prefeita Márcia está de parabéns pela organização da festa e por realizar este trabalho de valorizar o artista local e a preservação da nossa cultura. O são João é forró, milho assado, quadrilha junina, famílias nas ruas e o calor humano das pessoas, e o Conde está oferecendo tudo isso e nós que fazemos cultura ficamos felizes em ver uma gestora que reforça essa metodologia de preservação dos costumes culturais nordestinos”, comemorou Assisão.







           

Nenhum comentário

Deixe aqui o seu comentário!