Últimas notícias

Bombeiros combatem incêndio no lixão de Patos há mais de 6 horas


Um incêndio de grandes proporções atingiu o lixão da cidade de Patos, no Sertão do Estado, nesta sexta-feira (14). De acordo com o tenente-coronel Saulo Laurentino, comandante do 4o Batalhão de Bombeiro Militar, com sede da cidade, as equipes foram informadas do fato por volta das 5h45.
Por conta da presença de muito material inflamável, o fogo logo se alastrou e consumiu o lote 1 do lixão. Alguns barracos de catadores, que ficam perto do local, foram atingidos pelas chamas.
“A primeira preocupação era não permitir que o fogo atingisse os barracos dos catadores. Algumas barracas foram destruídas, mas conseguimos evitar que 90% do espaço fosse impedido de queimar. A segunda preocupação era impedir que o fogo passasse para outros lotes, pois assim teríamos mais dificuldades para controlar”, ressaltou ao Portal T5.
Ele adiantou que o lixão é dividido em lotes para facilitar o tráfego de viaturas, em casos como esse. “No último 4 de setembro foram reunidas algumas secretarias para criar uma força-tarefa para atuar em casos como esses. Participam da ação, além dos Bombeiros, o Departamento de Estradas e Rodagem (DER) e secretarias da prefeitura, que oferece a logística de tratores e carros-pipas para realizar o combate”, acrescentou.
Segundo o militar, no momento, o fogo está controlado, mas não extinto.Pela manhã a gente não tinha ideia de quanto tempo levaria para controlar. Temos 18 viaturas atuando no combate, incluindo caçambas, carros-pipas e as viaturas do batalhão. No momento estamos fazendo o trabalho de abafamento, colocando areia”, pontuou.
Quanto ao início do fogo, o coronel acredita que somente uma perícia poderá apontar. Contudo, ele não descarta a possibilidade do fogo ter sido provocado. “A gente não descarta nenhuma possibilidade, mas uma perícia poderá apontar. Vale ressalta que a perícia não pode ser realizada imediatamente porque o trabalho de combate ainda está em curso”, analisou.
A perícia deverá ser divulgada no prazo de até 30 dias.

Nenhum comentário

Deixe aqui o seu comentário!