Últimas notícias

Conde e mais quatro municípios paraibanos são reconhecidos pelo Ministério do Meio Ambiente como cidades referência na gestão ambiental

 
 Ações de proteção ao meio ambiente, conscientização da população, limpeza dosa espaços públicos, são algumas das ações que levaram o município de Conde a ser uma das cidades indicadas para receber a certificação do Ministério do Meio Ambiente, promovida em conjunto com a Associação nacional de Órgãos Municipais de meio Ambiente (ANAMMA), que tem como objetivo valorizar a cidade como referência na gestão ambiental municipal. Na Paraíba, além do conde, outras quatro cidades também serão premiadas.
A premiação está prevista para junho de 2019, no Fórum Brasil de Gestão Ambiental, que será realizado em Campinas (SP). Entre os critérios de escolha, os municípios precisaram comprovar a existência do órgão municipal de Meio Ambiente e do Conselho Municipal de Meio Ambiente; percentual de Cadastro Ambiental Rural (CAR); ações de educação ambiental; adoção de compras públicas sustentáveis, de planos municipais de saneamento, de resíduos sólidos e de biodiversidade; além de iniciativas voltadas para implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).
            O Conde tem se destacado por inúmeras ações e projetos que protegem o meio ambiente, entre eles, o Projeto Onda Limpa, o Viveiro Municipal, o plantio de árvores nativas em áreas que passaram por desmatamento, as ações realizadas nas escolas da rede municipal de ensino na Semana do Meio Ambiente e implantação e regularização da coleta de lixo na cidade, a qual foi uma das ações de maior destaque no município que não tinha coleta regular e ao assumir a gestão, foi uma das primeiras ações da prefeita Márcia Lucena.
            “O Conde recebe esta indicação com muita alegria. É bom ver que nossos esforços estão nos trazendo tantos resultados positivos e com a participação da população em todas as ações da prefeitura, fortalecem a nossa metodologia de gestão participativa. Temos um dos mais belos, se não for o mais belo litoral do estado, com águas mornas, praias tranquilas e muitas áreas de proteção ambiental, então ações de preservação são importantíssimas em nossa região”, destacou a prefeita.
Os municípios que recebem esta indicação são reconhecidos pelo MMA como referência na gestão ambiental municipal e receberão apoio por meio do Programa Nacional de Formação e Capacitação de Gestores (PNC), levando aperfeiçoamento das práticas que implementam metas e objetivos institucionais e promovem o fortalecimento do Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA), caracterizando-os como municípios multiplicadores de boas práticas e de capacitações, dando visibilidade a eles.
O MMA busca apoiar a construção de municípios voltados à sustentabilidade socioambiental, propiciando a formação dos seus cidadãos para atuarem na melhoria da qualidade de vida e na busca de soluções para o enfrentamento dos problemas socioambientais locais.
Além do Conde, as outras cidades paraibanas indicadas são: Bananeiras, Bonito de Santa Fé, Cabedelo e João Pessoa.
Confira os municípios selecionados:

Nenhum comentário

Deixe aqui o seu comentário!