Últimas notícias

Buscas são retomadas, 37 mortes confirmadas, barragem 6 não tem mais risco de rompimento; SIGA

RESUMO

  • Uma barragem da mineradora Vale se rompeu na sexta-feira em Brumadinho (MG), e um mar de lama destruiu casas da região.
  • Rejeitos atingiram a área administrativa da companhia e parte da comunidade da Vila Ferteco.
  • Até o momento, há confirmação de 37 mortos; 16 foram identificados; 287 estão desaparecidos.
  • Às 5h30 deste domingo, uma sirene tocou para evacuação de casas, mas a barreira 6 não tem mais risco de romper.
  • Governo federal montou gabinete de crise; Bolsonaro sobrevoou a área no sábado de manhã.

ACOMPANHE

O Instituto Inhotim, que fica em Brumadinho e é um dos museus de arte contemporânea mais importantes do mundo, informou que vai continuar fechado ao menos até o dia 31 de janeiro, quinta-feira.
Corpo de Daniel Muniz Veloso, terceirizado da Vale, que esperava o primeiro filho, é liberado de IML em BH. A mulher dele estava grávida de oito meses. Leia mais.

Daniel Muniz Veloso trabalhava em uma empresa terceirizada e está desaparecido (Foto: Arquivo pessoal)
Otávio do Rêgo Barros, em entrevista coletiva em São Paulo, fala sobre "a valorosa ajuda do governo de Israel" que está sendo enviada para Brumadinho. Serão cerca de 150 homens e mulheres. Ele diz que o presidente Bolsonaro pediu para destacar o imediato apoio de Israel para a missão. Ele também diz que o presidente destacou o trabalho do Governo de Minas Gerais.
O Papa Francisco, que está na Jornada Mundial da Juventude no Panamá, expressou solidariedade pelas vítimas em Brumadinho. "Confio à misericórdia de Deus todas as pessoas falecidas. E ao mesmo tempo que rezo pelos feridos, expresso meu afeto a suas famílias."
Segundo a Vale, o volume na barragem 6 é de cerca de 840 mil metros cúbicos e ela não tem apenas água - há também rejeitos de minério. Na manhã deste domingo, pessoas próximas dessa barragem foram retiradas de suas casas por precaução, mas depois foram autorizadas a voltar.
G1

Nenhum comentário

Deixe aqui o seu comentário!