Últimas notícias

Secretarias de Saúde do Estado e da Prefeitura de Conde emitem nota sobre caso de Malária na cidade



No dia 29 de março a Secretaria de Estado da Saúde (SES) recebeu notificação de caso suspeito para Malária de uma paciente jovem, 35 anos, sexo feminino, moradora do município de Conde. O Hospital Universitário da Universidade Federal da Paraíba conduziu o caso e após solicitação e recebimento dos exames laboratoriais obteve confirmação da 1ª amostra positiva para Malária. Diante da notificação, a equipe técnica da Vigilância Ambiental e Epidemiológica da SES junto com a Secretaria Municipal de Conde, traçaram as estratégias para condução e controle da situação apresentada.
            A Paraíba não é área endêmica para a doença, porém possui quatro espécies de vetores do gênero anophelis: Anophelis aquasalis; An. albitarsis; An. bellator e An. Argyritarsis.
            No estado da Paraíba, de 1994 a 2018 foram notificados 175 casos suspeitos de Malária. Destes, 70 são de pacientes residentes na Paraíba e todos foram registrados como casos importados, ou seja, pessoas que se deslocaram para regiões endêmicas, foram infectadas e retornaram para o estado de residência. Nenhum óbito foi registrado.
            O caso em questão é o primeiro notificado na Paraíba em 2019, sendo este autóctone e sem histórico de transfusão sanguínea. O protozoário identificado no exame da paciente foi o Plasmodium Vivax, este sendo considerado o de menor patogenicidade em comparação aos demais.
            Algumas das ações já executadas no município tiveram como foco o controle do vetor e a investigação epidemiológica a partir do caso já notificado. Desta forma, vários outros encaminhamentos em conjunto (SES e município) estão sendo realizados para investigação de possíveis casos secundários. Dentre elas:
1) Levantamento de dados e exames da paciente junto ao Hospital que realizou a notificação;
2) Visita domiciliar para levantamento de informações e investigação sobre sintomatologia dos comunicantes;
3) Disponibilização de testes rápidos para malária pelo LACEN-PB para triagem e avaliação dos casos suspeitos que surgirem no município;
4) Disponibilização de medicamento pela SES para tratamento presuntivo de acordo com clínica sugestiva para o agravo;
5) Pulverização com inseticida de efeito residual do local de residência e de adjacências no endereço do caso positivo, como ação de combate ao vetor;
6) Utilização UBV costal e pesado no território após discussão junto a vigilância ambiental do município;
7) Busca ativa de possíveis novos casos no litoral do Conde.
            A Secretaria Municipal de Saúde de Conde, com apoio e orientação da Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba, está dando prioridade ao tratamento dessa notificação, com vistas a evitar o surgimento de novos casos.            
            A Secretaria Municipal de Conde formou Comissão Especial de Investigação para a Malária, composta pelos trabalhadores da Atenção Básica e Vigilância Epidemiológica, que terá o prazo de 60 (sessenta) dias para elaborar relatório acerca do assunto.
             A Secretaria de Estado da Saúde apoia e monitora junto ao município as ações aqui apresentadas, bem como permanecerá implementando demais ações quando necessário.

Nenhum comentário

Deixe aqui o seu comentário!