Falha no sistema do aplicativo Magazine Luíza gerou desconto de R$ 1 mil para clientes.
Os clientes do Magazine Luiza
que abriram o aplicativo da empresa na madrugada da última quinta-feira, 11,
tiveram acesso a um cupom que dava R$ 1 mil de desconto para qualquer produto
da loja online que custasse acima de R$ 1 mil.
Com
isso, consumidores conseguiram comprar telefone celular por R$ 400, TVs por R$
99,90 e notebooks por R$ 49,90. Na manhã de quinta, o assunto era o segundo
mais comentado no Twitter.
A
“promoção relâmpago”, que começou a valer a partir das 4h de ontem, resultou de
uma falha no sistema da varejista. A companhia, porém, vai honrar todas as
compras com uso dos cupons de descontos feitas durante esse período.
Como
é praxe, mais uma vez a companhia aproveitou o erro para vender mais. Em julho
de 2016, quando a presidente do conselho da companhia, Luiza Helena Trajano,
caiu carregando a tocha olímpica, a varejista rapidamente virou o jogo e uso o
mote para lançar nas redes sociais uma campanha de descontos. “Agora o que caiu
foram os preços, com até 70% de desconto. # Cair faz parte. ”
Na
quinta, nas redes sociais, o perfil da Lu do Magalu, atendente virtual do
Magazine Luiza, brincou com o episódio dos cupons de descontos de R$ 1 mil e
postou: “E aí: foi marketing ou eu buguei?”. Na imagem, uma Lu fora de
registro. Questionada se havia chance de a promoção voltar, ela respondeu aos
usuários do site que “os cupons de desconto ficam disponíveis apenas durante
algumas campanhas promocionais”.
De
acordo com a companhia, o presidente da varejista, Frederico Trajano, decidiu
transformar o episódio, que teve origem numa falha do sistema, em ação de
marketing da empresa, que deve se repetir.
“Todas
as empresas do mundo digital estão sujeitas a erros desse tipo porque, no
fundo, quem define os parâmetros são algoritmos”, diz Eduardo Terra, presidente
da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo. Em sua opinião, o aspecto
relevante é como empresa reagiu ao episódio. “A resposta que deu ao erro mostra
que ela está no mundo digital não só pela estratégia e tecnologia, mas também
pela cultura. Entendeu que erros fazem parte do processo e soube
transformá-los, em oportunidades. ”
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