Últimas notícias

Alerta contra sarampo no estado da Paraíba é emitido pela Secretaria de Saúde.



A Secretaria de Saúde da Paraíba emitiu um alerta aos serviços de saúde para casos suspeitos de sarampo. De acordo com a secretaria, um caso da doença está sendo investigado no estado, aguardando confirmação laboratorial.
Segundo o boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, o Brasil registrou, nos últimos 90 dias, entre 12 de maio a 03 de agosto de 2019, 1.226 casos confirmados de sarampo. Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia e Paraná são os estados com surto da doença.
Diante dos casos, a Secretaria alerta que todo caso suspeito na Paraíba deve ser notificado às autoridades sanitárias e de vigilância em até 24 horas. Quem apresentar os sinais da doença deve comparecer ao posto de saúde mais próximo.
O sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, e pode causar morte e os principais sintomas da doença são febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido e mal-estar intenso. A única forma de prevenção é a vacina.
A tríplice viral protege contra sarampo, rubéola e caxumba, está disponível nas salas de vacina da Paraíba e deve seguir o seguinte esquema:
·         Indivíduos de 12 meses a 29 anos de idade: 2 doses de tríplice viral com intervalo mínimo de 30 dias entre elas;
·         Indivíduos de 30 a 49 anos de idade não vacinados: 1 dose de tríplice viral;
·         Profissionais de saúde não vacinados: 2 doses com a vacina tríplice viral independentemente da idade, com intervalo mínimo de 30 dias entre elas.
A vacinação de crianças de 6 meses a menores de 1 ano que vão se deslocar para municípios que apresentam surto ativo de sarampo também é indicada. A imunização deve ser feita pelo menos 15 dias antes da viagem.

Nenhum comentário

Deixe aqui o seu comentário!