Últimas notícias

Projeto de alunos da rede municipal de ensino de Conde é o terceiro colocado na Mostratec

 
O projeto de ciência ecológico intitulado “Utilização de isopor como componente de blocos para a construção civil”, desenvolvido pelos alunos da Escola Municipal Deputado José Mariz, em Jacumã e que representou o Conde e a Paraíba na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia – Mostratec no Rio Grande do Sul ficou na terceira colocação na categoria engenharia, entre os 25 países e mais de 276 projetos que estavam participando do evento. A Mostratec iniciou no dia 22 de outubro e encerrou as atividades nesta quinta-feira, dia 24, na cidade de Novo Hamburgo.
            Os alunos André Ricardo Oliveira de Araújo Júnior e Luciano Soares de Melo apresentaram um trabalho de maior aplicabilidade e capacidade de disseminar novas tecnologias com baixo custo e foram coordenados pela professora de Ciências Alda Cláudia e orientação do professor Jeimes Campos. O tijolo produzido pelos estudantes foi testado no laboratório de engenharia da Unipê, onde passou nos testes de qualidade e suportou até 4 toneladas.
            A Escola Municipal José Mariz foi a única representante paraibana para apresentar o projeto na mostra que acontece há mais de 30 anos e é realizada pela Fundação Liberato com apoio do CNPQ, Ministério da Educação, Ministério da Ciência e Tecnologia e Governo do Rio Grande do Sul. Considerado um dos maiores eventos de iniciação e promoção à prática científica e tecnológica, a edição de 2019 contou com a participação de 752 projetos de pesquisa, sendo 420 do Ensino Médio e Educação Profissional Técnica de Nível Médio, 276 do Ensino Fundamental e 72 da Educação Infantil.
            A Prefeita Márcia Lucena comemorou a premiação doa estudantes e reforçou a importância de investir em projetos que fortalecem a educação e a aprendizagem dos alunos e alunas. “É muito gratificante poder compartilhar com todos e todas esta alegria para o nosso município. São momentos como este que nos enche de orgulho e nos dar a certeza de que estamos no caminho certo dos investimentos. Parabéns aos estudantes e professores e professoras”, comemorou a prefeita.
            Para a secretária de educação, Cida Uchôa, “este é um momento de celebração com todos e todas que fazem a educação de Conde. Conquistas como esta que estamos vivenciando é o fruto de um trabalho sério e comprometido que a prefeita Márcia Lucena vem desenvolvendo na cidade. Parabéns nossos estudantes e professores. O Conde se orgulha dessa vitória”, ressaltou.
            Além da terceira colocação na Mostratec, o projeto desenvolvido pelos alunos de Conde foi convidado para representar o país na Feira Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação – FEPACIT, que acontecerá em novembro de 2020 no Pará.
 
Sobre a MOSTRATEC
A Mostratec, entre outros objetivos, propõe, estimular estudantes na atividade de iniciação científica e tecnológica de forma a acelerar o processo de expansão e renovação no quadro de pesquisadores; conduzir à sistematização e à institucionalização da pesquisa no ensino médio e profissional de nível técnico; estimular a imaginação, o prazer e a curiosidade através da pesquisa científica e tecnológica;  promover a integração entre instituições de ensino, pesquisa e meio empresarial, possibilitando o desenvolvimento, a aplicação e a divulgação de novas tecnologias.
Também estão entre os objetivos da mostra possibilitar aos expositores e professores a integração com colegas de outras instituições de ensino de modo a ampliar suas relações e possibilitar o contato com outras culturas e proporcionar o intercâmbio e a participação de alunos e professores em feiras afiliadas (nacionais e internacionais).

Nenhum comentário

Deixe aqui o seu comentário!