Últimas notícias

Artistas enfrentam dificuldades por conta do isolamento social e pedem apoio a classe política


Os artistas paraibano estão enfrentando sérias dificuldades financeiras por conta da paralisação das atividades culturais em razão da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Muitos deles têm procurado a classe política do Estado para cobrar apoio e a intermediação na aprovação do Projeto de Lei nº 1075/20.
A proposta, que tramita na Câmara, dispõe sobre um um auxílio emergencial de um salário mínimo para os profissionais da área e moratória de débitos tributários com a União, por seis meses, a pequenas empresas do setor cultural.
O isolamento social provocado pela pandemia tem impedido que músicos, artistas, produtores, entre outras profissionais do setor, realize eventos e apresentações. Os espaços de cultura estão fechados, não promovem nenhuma atividade e isso tem prejudicado a renda de centenas de famílias em toda a Paraíba, que trabalham em diversas áreas artísticas.
No programa Frente a Frente de segunda-feira (25), a cantora e compositora paraibana Renata Arruda tocou nesse assunto e demonstrou sua preocupação com a situação dos colegas músicos e dos artistas, em geral. Renata disse que o Poder Público precisa abraçar essa causa e ajudar os trabalhadores desse segmento produtivo de entretenimento.
Já o ativista Cultura, Buda Lira, afirmou que algumas medidas foram tomadas para minimizar a situação dos artistas na Paraíba. Mesmo assim, Buda defende a ampliação de investimentos para a cultura e cobra uma atenção muito maior aos artistas. “Nós tivemos um edital da Funesc que contemplou alguns poucos artistas. Mas muitos outros acabaram ficando de fora. E o que poderá ser feito com esses que não foram contemplados? Foi uma boa medida. Mas ainda seria preciso muito mais”, comentou. 
Alguns artistas paraibanos participaram, recentemente, de uma reunião, por meio de videoconferência, com o deputado federal Ruy Carneiro para discutir projetos de lei em tramitação e alternativas para o segmento. O principal tema da reunião foi o Projeto de Lei Federal 1075/20 que prevê o auxílio financeiro aos profissionais e espaços de cultura. “A pandemia tem provocado um efeito dominó em nossa sociedade. Precisamos fazer UM esforço para auxiliar os profissionais da cultura. Vamos buscar uma articulação da bancada para aprovar o projeto em nível federal. As pessoas estão sem renda, e tem conta pra pagar, tem feira pra fazer”, ressaltou o deputado Ruy.
Além do PL federal, existe também em tramitação na Assembleia Legislativa do Estado o Projeto de Lei 13.979/20, que prevê auxílio aos artistas e espaços culturais. O parlamentar e os artistas decidiram, ainda, buscar o apoio da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP).

Paulo de Pádua

Nenhum comentário

Deixe aqui o seu comentário!