Últimas notícias

Denúncias de violações contra idosos aumentam 22,2% na PB


A Paraíba teve aumento 22,2% em denúncias de violações cometidas contra idosos. De acordo com o levantamento mais recente do Disque 100 (Disque Direitos Humanos), só no ano passado, ocorreram 1.128 casos no estado, em 2018 foram 923 denúncias.
Os dados foram divulgados pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH).
Os relatos envolvem negligência (927), abuso financeiro e econômico (544), violência psicológica (498), violência física (243), violência sexual (8) e discriminação (5). A pasta destaca que cada denúncia pode ter mais de um tipo de violação.
Em todo o país, pessoas idosas foram vítimas em mais de 48,4 mil denúncias recebidas em 2019. O número representa um aumento de 22,6% quando comparado ao ano anterior. Em 2018, o serviço registrou 37,4 mil casos.
Aumento na pandemia
Com o isolamento social causado pela pandemia da Covid-19, as denúncias de violações contra essa parcela da população tem aumentado. “No começo de março tivemos 3 mil denúncias, em abril esse índice passou para 8 mil e, em maio, foi para quase 17 mil. Isso se dá devido ao isolamento social, ao convívio maior desses idosos que estão em casa, são pessoas vulneráveis e, por isso esse aumento de denúncia”, disse o secretário nacional de promoção e defesa dos direitos da pessoa idosa, Antonio Costa.
Denúncia 
O Disque 100, o aplicativo Direitos Humanos Brasil e o site da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos oferecem serviços gratuitos e funcionam 24 horas por dia, inclusive em feriados e finais de semana para receber denúncias e dar orientações.

Nenhum comentário

Deixe aqui o seu comentário!