Últimas notícias

Escolas retomam aulas remotas nesta semana


As escolas da rede municipal de ensino de Conde retornaram às atividades na segunda-feira (6). Devido à pandemia do novo coronavírus, as aulas continuam sendo aplicadas remotamente. O recesso das aulas aconteceu no dia 19 de junho.
A Secretaria de Educação do município realizou reuniões remotas juntamente com os professores da educação infantil, ensino fundamental e anos finais para discutir o início do planejamento de retomada das atividades. O retorno presencial nas instituições de ensino de Conde ainda não tem data definida.
De acordo com a secretária de Educação do município, Cida Uchôa, a reunião teve um papel importante para o retorno dos profissionais, que também receberam apoio psicológico para enfrentar o momento de pandemia.
"A reunião foi mais do que uma formação. Nós fizemos uma sensibilização, juntamente com psicólogos, para apoiar os profissionais. Também foram ministrados exercícios de respiração e zumba para auxiliar os professores nesse momento de pandemia", comentou.
A Prefeitura de Conde está no processo de aquisição dos insumos recomendados para evitar a propagação da Covid-19, como álcool em gel, sabão líquido, dispenseres e termômetros, tendo em vista que um dos principais sintomas da doença é a temperatura acima de 37,8°C. As medidas irão garantir o retorno seguro às atividades presenciais nas escolas.
Os pais e responsáveis pelos alunos também estão participando do planejamento de retorno das aulas presenciais através de questionários, onde podem dar sugestões à Secretaria de Educação.
"Estamos fazendo um planejamento de retorno por série. Os pais dos alunos estão recebendo questionários para poder dar sugestões, principalmente sobre essa insegurança do trabalho. Essa semana inteira será de acolhimento e recebimento de sugestões de retorno e entrega dos questionários", destacou a secretária.
Durante a reunião, a preocupação com os profissionais da educação que apresentam doenças associadas também foi discutida. A previsão de retomada estava programada para agosto, mas de acordo com a secretária de educação, a pasta aguardará as recomendações de segurança dos órgãos de saúde.
"Nós temos que pensar nos professores com comorbidades que não podem ser expostos. Estamos em processo de planejamento. Tínhamos previsão de retomada para o segundo semestre de agosto, mas vamos aguardar as recomendações das Secretarias de Saúde", pontuou.

Aulas remotas

A Secretaria de Educação de Conde está oferecendo aulas remotas aos estudantes do município diante da suspensão das atividades presenciais, motivada pela pandemia. As salas virtuais atendem cerca de 2 mil alunos do ensino infantil, fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Para os estudantes sem acesso à internet, os pais ou responsáveis podem entrar em contato com a direção da instituição escolar onde o aluno está matriculado para receber as atividades.
A Prefeitura de Conde anunciou a suspensão das aulas presenciais nas escolas e Centros de Referência em Educação Infantil (Creis) da rede municipal de ensino no dia 17 de março, através do Decreto Nº 227/2020, que estabelece situação de emergência no município, motivada pela pandemia da Covid-19.

Nenhum comentário

Deixe aqui o seu comentário!