Últimas notícias

Candidatos a prefeito de João Pessoa trocam ideias e apresentam propostas no 1º debate do 2º turno

 


No primeiro debate que abriu a caminhada do 2º turno, na TV Arapuan, os candidatos a prefeito de João Pessoa, Nilvan Ferreira (MD) e Cícero Lucena (PP), enfatizaram suas propostas para governar a Capital a partir de janeiro de 2021.

Os candidatos trocaram ideias sobre a retomada da economia durante e pós-pandemia da Covid-19, destacaram os projetos no meio ambiente, moradia, política de idosos e crianças, meio ambiente, experiência administrativa e corrupção.

Em sua fala, o candidato do MDB ressaltou a resposta dada pelo povo nas urnas, no último domingo (15). Para Nilvan, “João Pessoa diz sim ao futuro”, quando optou por não eleger quem representa uma experiência frustrada de gestão.

Ao apresentar o projeto político que representa o futuro de João Pessoa, Nilvan destacou a necessidade de garantir uma assistência ampla às crianças, por meio da construção de creches e do Hospital da Criança, e também uma atenção dedicada à terceira idade, com o Hospital da Idoso.

Outro ponto importante do debate foi a apresentação de propostas para o meio ambiente e o turismo. Nilvan firmou o compromisso de iniciar, já em 2021, a universalização do saneamento básico em João Pessoa e destacou a importância de revitalizar o Centro Histórico e potencializar sua força turística.

Ainda dentro das propostas de trabalho, Nilvan destacou a necessidade de reestruturara o centro de zoonoses, garantindo mais saúde não só para os animais em situação de rua, mas também para a população.

Os candidatos debateram ainda sobre políticas públicas para enfrentamento da pandemia da Covid-19 e responderam pergunta de internauta sobre a possibilidade de lockdown, em João Pessoa.

Cícero Lucena prometeu medidas enérgicas, de acordo com as autoridades sanitárias, mas sem prejudicar o setor produtivo. “Tudo será decidido com responsabilidade para ninguém seja prejudicado”, afirmou.

Por sua vez, Nilvan Ferreira assegurou medidas sanitárias preventivas para o combate à Covid-19 e descartou complemente a adoção de lockdown se for eleito prefeito. O emedebista disse que nomeará para o comando da Secretaria Municipal de Saúde, técnico que entenda de saúde pública. “Tomaremos decisões acertadas, sem alarde e sem terrorismo, pensando no bem de todos”, disse.

Nilvan Ferreira lançou a proposta de criação do “Banco da Retomada”, com a oferta de R$ 30 milhões em microcrédito para a população. Ele assegurou que segmentos, a exemplo do turismo e da construção civil, terão facilidade e linhas de crédito específicas. “Nós vamos ter até 15 mil para empresar sem burocracia, sem padrinho político e sem inadimplência porque será uma coisa concreta”, disse.

Já Cícero Lucena voltou a enaltecer a capacidade administrativa de dois mandatos como prefeito da Capital, sobretudo, em momentos de crise. Ele destacou a implantação do programa ‘Volta por Cima’, com empréstimos de até R$ 5 mil para empreendedores, com seis meses de carência e sem juros. “Vamos agir de maneira rápida e com experiência para dialogar com empresários. O objetivo é manter os negócios abertos, com saúde financeira”, disse Cícero.

Cícero Lucena também acusou de Nilvan de estar filiado ao MDB, partido que tem envolvimento com esquemas de corrupção à nível nacional.

“Ele faz parte do PMDB, inclusive, a grande estrela do PMDB, Eduardo Cunha continua preso. Você não deveria se filiar ao PMDB que tem esse histórico. Candidato você também tem processo, vamos falar de soluções para dar esperança ao povo de João Pessoa. Falar de processo, candidato, é fugir da questão principal”, respondeu Cícero.

PB Agora

Nenhum comentário

Deixe aqui o seu comentário!