Últimas notícias

Saiba quem se vacina primeiro e orientações sobre contraindicações

 


O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse que a vacinação contra o coronavírus deve ser antecipada e começar nesta segunda-feira (18). Na semana passada, ele havia dito que a imunização poderia começar na quarta (20), mas mudou a estratégia depois que o Governo de São Paulo já deu início ao procedimento, após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovar o uso emergencial de vacinas no Brasil.

 

A Paraíba conta com um Plano Estadual de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19, elaborado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), como medida adicional de resposta ao enfrentamento da doença no estado. Conforme o plano, há cerca de 1 mil salas de vacina em toda a Paraíba.

Segundo a SES, cerca de 60 a 70% da população precisaria estar imune (assumindo uma população com interação homogênea) para interromper a circulação do vírus. Desta forma seria necessária a vacinação de 70% ou mais da população (a depender da efetividade da vacina em prevenir a transmissibilidade) para eliminação da doença.

O Plano de Vacinação desenvolvido pelo PNI em cooperação com o comitê de especialistas da Câmara Técnica, foi baseado em princípios similares aos estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), bem como nas considerações sobre a viabilização operacional das ações de vacinação.

Veja abaixo quem deverá se vacinar primeiro e as orientações sobre contraindicações, a partir do que consta no Plano Estadual de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19 do Governo da Paraíba.

Nenhum comentário

Deixe aqui o seu comentário!