Últimas notícias

João Azevêdo inspeciona obras de mobilidade urbana e habitação em João Pessoa

 


O governador João Azevêdo realizou, nesta quarta-feira (17), visita técnica às obras de ligação entre o bairro Geisel e a Perimetral Sul e de construção de 92 casas do Programa Parceiros da Habitação, no Cidade Verde, em João Pessoa. As ações representam investimentos superiores a R$ 17,6 milhões de recursos provenientes do tesouro estadual.

“As obras de mobilidade urbana são de fundamental importância porque irão evitar o fluxo de veículos que passam por dentro do Grotão. São três ações como essas que serão inauguradas no mês de março”, comentou o gestor.

As intervenções em infraestrutura urbana também contemplam vias nas áreas entre Mangabeira, Valentina, Altiplano, Colinas do Sul e Jardim Cidade Universitária, beneficiando diretamente 300 mil pessoas. As obras visam modernizar e ampliar a infraestrutura viária da cidade; reduzir os acidentes de trânsito e o tempo de viagem; elevar a qualidade de vida da população local; oferecer conforto e segurança aos usuários das vias; e apoiar o desenvolvimento socioeconômico da região.

Já a construção das 92 casas é resultado de uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da Companhia Estadual de Habitação Popular (Cehap), e o Movimento SOS Rio Cuiá, que participa do programa com a disponibilização de materiais e mão de obra. Já o Estado participa com a oferta da área, o auxílio econômico e a disponibilização de assistência técnica e fiscalização do trabalho.

A obra tem prazo para execução de 12 meses e o valor total, incluindo o custo das contrapartidas do Estado, é superior a R$ 2,4 milhões. As casas têm aproximadamente 42m² e são compostas por sala, dois quartos, cozinha, área de serviço e banheiro. O projeto é destinado a atender, prioritariamente, as famílias com renda de até cinco salários mínimos.

“Essa é uma ação pioneira porque estamos criando um programa com a participação efetiva do estado, de municípios e, acima de tudo, dos mutuários que serão beneficiados com a habitação. Nós estamos buscando alternativas para atender a um segmento que demanda cada dia mais novas moradias e eu espero que esse programa se estenda por toda a Paraíba e seja um sucesso em todo o estado”, acrescentou o governador João Azevêdo.

O diretor técnico da Cehap, Cláudio Batista, ressaltou que diversos municípios e entidades já estão procurando a Companhia para firmar parcerias com o Programa Parceiros da Habitação. “Essa ação representa um marco muito importante para os movimentos de moradia popular nessa retomada de luta pela habitação, contemplando famílias de baixa renda com uma casa de qualidade e infraestrutura”, frisou.

“Esse é um projeto-piloto na Paraíba e representa um grande ganho para nós. Essa obra não é só importante pela construção dos imóveis, mas seu valor está na entrega para as famílias que esperam por isso há mais de 20 anos”, comemoro o presidente do Movimento SOS Rio Cuiá, Alexandre Jorge.

A conselheira do Orçamento Democrático Estadual e presidente do Movimento de Moradia, Lúcia Madruga, também celebrou as obras do Governo da Paraíba. “O projeto habitacional nasceu de um diálogo do Movimento com o governador e é muito importante para nós porque representa qualidade de vida para as pessoas”, falou.

O Programa Parceiros da Habitação tem por finalidade fomentar a construção de unidades habitacionais para a população de baixa renda, instituindo parcerias do Governo do Estado da Paraíba, através da Cehap, com municípios, movimentos de moradia, entidades públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos.

O secretário da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente, Deusdete Queiroga, acompanhou as visitas técnicas.

Nenhum comentário

Deixe aqui o seu comentário!