Últimas notícias

Absurdo! Samu recebe, em média, cinco trotes por hora em João Pessoa

 


Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) recebeu em março, pelo menos cinco trotes por hora, em João Pessoa. Ao todo, foram 3.978 ligações consideradas falsas em 31 dias.

O número equivale a 128 trotes por dia direcionados ao telefone 192, que é a Central de Regulação de Urgências. Ao todo, foram 26.547 ligações no período.

Passar trote aos serviços de emergência é um crime previsto no Código Penal e, quando identificado, o autor é enquadrado no artigo nº 340 do Código Penal por falsa comunicação de crime ou de contravenção, cuja pena é detenção de um a seis meses ou multa.

O trote gera prejuízos e prejudica não apenas ao serviço, mas também a toda a população.  “São vários danos causados como a ocupação das linhas telefônicas, fazendo com que deixem de ser atendidas as ligações de situações reais, causa o acionamento da ambulância que, ao chegar ao local informado e não existindo a ocorrência, deixou de atender uma real situação de socorro, fora os gastos gerados desnecessariamente de combustível e depreciação da ambulância”, explica o coordenador geral do Samu, Galileu Machado.

 

Nenhum comentário

Deixe aqui o seu comentário!