Últimas notícias

Orientação durante a gestão Pazuello causou falta de vacinas para 2ª dose, diz Marcelo Queiroga

Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga – (Foto: Ministério da Saúde)

 As mudanças na estratégia da vacinação contra a Covid-19 colaboraram para a falta de vacinas em vários estados brasileiros, segundo o atual ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Na última semana, ao menos oito capitais do país, entre elas João Pessoa, pararam a imunização por falta de doses do imunizante.

A motivação aconteceu após em fevereiro, o então ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, orientar as prefeituras a usarem todo o estoque para garantir a primeira dose sem se preocupar com a segunda dose. O prefeito de João Pessoa seguiu a orientação e usou o estoque que tava armazenado.

Pazuello, ainda a frente da pasta, determinou “liberação para aplicação de imediato de todo o estoque de vacinas guardadas nas secretarias municipais, vamos conseguir dobrar a aplicação”. Dias depois, ele voltou atrás e disse que os estados e municípios deveriam reservar a segunda dose da vacina CoronaVac, que tem um intervalo entre doses de 28 dias.

Para o atual ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, o atraso “decorre da aplicação da segunda dose como primeira dose”. “Logo que houver entrega da CoronaVac, [o problema] será solucionado”, disse ele durante entrevista à imprensa neste domingo (2).


Portal Paraíba

Nenhum comentário

Deixe aqui o seu comentário!