Últimas notícias

*Câmara de Santa Rita realiza sessão especial para viabilizar Sala do Empreendedor do Sebrae no município*

 


A economia entrou em recessão após o início da pandemia do novo coronavírus. Muitas empresas vêm enfrentando dificuldades para se manter funcionando. Pensando em trazer melhorias para estes cenários, a Câmara Municipal de Santa Rita realizou uma sessão especial, nesta quarta-feira (15), com o objetivo de viabilizar a implantação de uma Sala do Empreendedor do Sebrae no município.

A sessão foi solicitada pela Frente Parlamentar do Empreendedorismo e Desenvolvimento Econômico da Casa Legislativa, que é composta pelos vereadores Allysson Gomes (PSL), Jackson Alvino (PSD), Cássio Barbosa (PSDB) e Reginaldo Fidelis (PL) e pelo parlamentar responsável por presidir a solenidade, vereador Célio Rufino (Podemos).

Santa Rita, atualmente, é a quarta economia da Paraíba, ficando atrás apenas de João Pessoa, Campina Grande e Cabedelo e, de acordo com Célio Rufino, existe a necessidade de um ponto de atendimento do Sebrae, para que os empresários possam ter a oportunidade de fortalecer o seu negócio e se capacitar dentro do próprio município.

“O Sebrae é a agência de fomento, desenvolvimento, capacitação, formação e gera riquezas. Capacita o MEI, o micro e pequeno empresário. Santa Rita é uma das maiores cidades do nosso Estado. A quarta cidade em economia da Paraíba, tem vocação para o desenvolvimento e está precisando que o Sebrae se instale de forma definitiva. O Sebrae, a Câmara de Vereadores e o Executivo já estão trabalhando para que se oficialize a implantação de forma definitiva em nossa cidade”, disse.

Alexandro Teixeira, analista do Sebrae, explicou a importância do fortalecimento dos empresários locais para a geração de emprego e renda ajudando, assim, no fomento da economia de Santa Rita. Alexandro também destacou a importância da parceria que está sendo construída entre o Sebrae e a Câmara de Santa Rita, que busca a viabilidade de um ponto de atendimento e capacitação dos empresários no município, para o crescimento da economia da cidade.

“O Sebrae deseja, junto com todos os parceiros, o fortalecimento das micro e pequenas empresas do município, como também a geração de renda. Então, se a gente fortalece o comércio, vai aumentar o número de empregos, gerando mais renda no município e todos crescem em conjunto. Temos ações pontuais, mas com essa parceria, se nós montarmos a Sala do Empreendedor, Santa Rita terá um local onde o empresário não precise se deslocar para outro munícipio e, assim, teria na cidade um ponto onde o Sebrae vai capacitar pessoas para poder fazer esse atendimento e poderemos trazer mais ações para o município”, explicou.

Severino Meireles, presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Santa Rita relatou os problemas que o comércio local vem enfrentando devido à pandemia da Covid-19, e ressaltou a importância do apoio do Sebrae para a recuperação do comércio.

“O comércio de Santa Rita está buscando se recuperar da queda que levamos. Sou comerciante do município na área da educação, que foi o setor mais afetado durante a pandemia, pois fomos obrigados a fechar às portas e hoje estamos voltando muito timidamente. Então, um trabalho sendo desenvolvido junto com o Sebrae, ele irá nos orientar no processo da retomada do comércio, além de apresentar novas propostas para todos os segmentos da economia”, afirmou.

De acordo com o secretário de Planejamento da cidade, Severino Alves, o Poder Executivo Municipal já está buscando soluções para implantação da Sala do Empreendedor, que terá um local definido no prazo de no máximo 60 dias.

“Esse é um projeto que já vem em discussão entre o Sebrae e a Prefeitura. Já foram realizadas reuniões, inclusive com a presença do legislativo estadual, e o prefeito Emerson Panta já me deu a missão de que no que for possível estará disponibilizando esta sala. Estamos buscando um prédio próprio da prefeitura, para que fique permanente essa instalação e, no mais tardar, levará de 30 a 60 dias para ser definido o ambiente”, relatou.

Durante a sessão especial, a CDL de Santa Rita e de Bayeux apresentaram o projeto Cidade da Sorte, que é desenvolvido junto com o Sebrae, que tem como objetivo fomentar as vendas no comércio local, onde o consumidor, ao comprar produtos no próprio município, poderá participar de sorteios de caminhões de prêmios, motos, entre outros. O objetivo do projeto é evitar que o consumidor compre produtos fora do município.

Além dos parlamentares que compõem a Frente parlamentar, também estiveram presentes na sessão especial os vereadores Anésio Miranda (PP), Luciano Serrano, popularmente conhecido como Nininho do Bode (PSDB) e Jair Norberto (Pros), o Tenente Jair.

A solenidade ainda contou com a presença da consultora do Sebrae, Marta Batista, do representante da Federação dos Microempreendedores do Estado, Reginaldo Galvão, do diretor geral do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) – Campus Santa Rita, Sabiniano Araújo, do presidente da CDL Bayeux, Thiago Queiroga, dos diretores da CDL, Marcos Nunes e Nielson Santos, do representante da empresa Kappesberg, David José, do secretário adjunto do Planejamento, Luiz Eduardo e do representante do gabinete do prefeito, Marcos Faias.

*Frente Parlamentar do Empreendedorismo e Desenvolvimento Econômico da Câmara Municipal de Santa Rita*

Composta pelos vereadores Célio Rufino (Podemos), Allysson Gomes (PSL), Jackson Alvino (PSD), Cássio Barbosa (PSDB) e Reginaldo Fidelis (PL), Frente Parlamentar do Empreendedorismo e Desenvolvimento Econômico foi criada em 12 de maio de 2021 e tem como objetivo capacitar os empresários do município, ser elo entre o comércio local e os Poderes, fomentar políticas de fornecimento de crédito e financiamento e viabilizar parcerias entre as empresas e escola técnicas, universidades e centros de educação.



Nenhum comentário

Deixe aqui o seu comentário!