Últimas notícias

João Azevêdo lança plano que orienta políticas públicas para a juventude nos próximos 10 anos




O governador João Azevêdo lançou, na manhã desta quinta-feira (24), no Centro de Convenções de João Pessoa, o Plano Decenal para Juventude da Paraíba (2022-2032). Como primeiro passo da concretização das propostas contidas no documento, o chefe do Executivo estadual assinou a minuta de um Projeto de Lei, que será enviado à Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), para tornar lei as ações voltadas para a juventude contidas no documento.

Na ocasião, João Azevêdo destacou a legitimidade do Plano, nascido das demandas e anseios das próprias juventudes. “O mais importante é entender que esse plano foi concebido e elaborado exatamente com a participação da juventude de todo o Estado. A secretária executiva da Juventude, Rafaela Camaraense, cuidou pessoalmente disso e realizou reuniões em todas as regiões do Estado, para que nós pudéssemos ter um instrumento, que vai ser transformado em lei. É um momento de oferecer oportunidade à nossa juventude. E é o que ela mais precisa – é a chance que seja dada, com a juventude protagonista de seus próprios caminhos”, afirmou.

“Foi um plano construído a muitas mãos – não foi feito em gabinete, porque assim não representaria os anseios, os desejos, as expectativas da juventude. A meta era criar um documento que fosse, o máximo possível, o espelho da expectativa da juventude da Paraíba”, prosseguiu João Azevêdo, adiantando que o Plano, além de ser enviado à ALPB, agrega muitas parcerias visando, entre outros objetivos, a profissionalização dos jovens.

A secretária executiva da Juventude, Rafaela Camaraense, ressaltou que o Plano Decenal para Juventude representa o futuro do segmento, que chega a mais de 1 milhão de pessoas no Estado. “Estamos aqui para entregar ao povo paraibano esse plano que vai reverberar pelos próximos dez anos. Vamos agora ter políticas públicas para a juventude”, disse.

O vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra, ressaltou que o Plano representa um momento de alegria para toda a população paraibana. “É um dia de muita felicidade não só para a juventude, mas para todos nós que fazemos parte dessa gestão, para todos nós que acreditamos num futuro melhor”, comentou.

Representando a ALPB, o deputado estadual Ricardo Barbosa falou da importância, em seu discurso, que o Plano tem para a juventude. “Esse Plano representa a materialização das políticas públicas voltadas para a juventude. É o presente antecipando o futuro”, enfatizou.

A solenidade foi prestigiada ainda pelos deputados estaduais Raniery Paulino e João Gonçalves; e pelos auxiliares da gestão estadual: Cláudio Furtado (Educação); Aristeu Chaves (Procase); Célio Alves (Orçamento Democrático), além de lideranças políticas de diversos municípios paraibanos e representantes de entidades como a Fundação Roberto Marinho, representada pela gerente de produção, Deca Farroco.

Convênios – Além da assinatura do Projeto de Lei do Plano Decenal para Juventude, o lançamento do documento foi marcado por assinaturas de convênios com o Co.liga, da Fundação Roberto Marinho, e com o Serta (Serviço de Tecnologia Alternativa).

A gerente de produção da Fundação Roberto Marinho, Deca Farroco, destacou a satisfação pela parceria com o Governo do Estado. “Para a Fundação Roberto Marinho é um prazer estar aqui. Nós estamos trazendo a Co.liga, uma iniciativa da Fundação Roberto Marinho com a OEI, que é a Organização dos Estados Ibero-americanos, visando à inclusão das juventudes brasileiras por meio da economia criativa, formando alianças importantes para que possamos traçar estratégias de interiorização e disseminação dessa iniciativa, que tem mais de 35 cursos gratuitos”, disse.

Alexandra Maria, do Serta, afirmou que a parceria com o Estado tem um compromisso socioambiental. “Essa parceria vem se mantendo de forma muito estruturadora, de forma muito orgânica e com um compromisso social e ambiental”, afirmou, ressaltando os cursos de agroecologia na profissionalização dos jovens.

Elaborado de acordo com as demandas e os anseios das próprias juventudes, o documento busca construir políticas públicas em quatro eixos, contemplando aspectos como cidadania, participação social e política, educação, cultura, profissionalização, trabalho e geração de renda, meio ambiente, esporte e lazer e direito à diversidade e à igualdade.

O lançamento do Plano Decenal para Juventude faz a Paraíba dar um grande passo nas bases das políticas públicas voltadas para as juventudes. Dos 4 milhões de paraibanos, 25% são jovens, na faixa etária dos 15 aos 29 anos, tornando necessária e fundamental a inclusão dessa parcela da população na elaboração das políticas públicas do Governo do Estado.

Plano e metodologia – O Plano Decenal de Política Pública para Juventude é resultado do Congresso Estadual de Juventudes, realizado pelo Governo do Estado em parceria com o Serviço Pastoral dos Migrantes do Nordeste (SPM-NE), construído a partir das demandas e dos anseios das próprias juventudes.

O documento, elaborado em quatro eixos, servirá para nortear o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a juventude não apenas pelo Governo do Estado, mas todos os 223 municípios paraibanos.

Ricardo Rian, coordenador do Serviço Pastoral Migrantes do Nordeste (SPM- NE), lembrou as cooperações firmadas com o Governo do Estado. “Uma dessas cooperações foi o Congresso da Juventude, que ocorreu neste mesmo espaço, e já estamos em contato com a Secretaria da Juventude para a construção do Plano Decenal da própria Secretaria”, comentou.

Anseios contemplados – O evento reuniu diversas lideranças de juventudes, que se disseram contempladas com  as ações propostas pelo Plano Decenal de Juventude.

A secretária de Juventude de Caaporã, município do Litoral Sul do Estado, Heloise Marie, destacou que o lançamento do documento pelo Governo do Estado representa um grande passo na inclusão dos jovens.  “Esse documento é de extrema importância, pois foi elaborado ouvindo os jovens, as suas necessidades. Já estamos em andamento para fazer o plano do município de Caaporã a partir desse plano lançado hoje pelo Governo do Estado”, afirmou.

Aos 18 anos, Abraão Sena, presidente do Conselho da Pessoa com Deficiência de Caaporã, é enfático ao falar da importância do momento vivido por ele: “É um momento de suma importância, um grande passo para a concretização de nossos anseios. Não tenho dúvidas de que as propostas desse grande documento serão colocadas em prática”, comentou.

A estudante Alissa Marques comemorou o lançamento do Plano. “Tive o prazer de, junto com os meus colegas do Lyceu Paraibano, darmos a nossa contribuição. O grande momento aguardado por todos nós é ver as ações serem executadas, confirmando essa grande conquista”, finalizou.


 

Nenhum comentário

Deixe aqui o seu comentário!