Últimas notícias

Justiça mantém nomeação da filha de prefeito de João Pessoa como secretária-executiva de Saúde

 


A nomeação da advogada Janine Lucena como secretária-executiva de Saúde da Prefeitura de João Pessoa foi mantida pela 5ª Vara de Fazenda Pública da Capital. Ela é filha do prefeito Cícero Lucena (Progressista) e o vereador Marcos Henrique (PT) questionava na justiça a prática de nepotismo, mas a juíza disse que ela pode seguir no cargo até o julgamento do mérito da questão.

A nomeação aconteceu há pouco mais de um mês. Na argumentação, a juíza destacou o caráter político da nomeação, o que permite que parentes sejam contratados. "A relação de parentesco não é suficiente, por si só, para declaração da nulidade do ato administrativo de nomeação", escreve ela.

De acordo com ela, o entendimento é o de que os cargos políticos estão fora do alcance da Súmula Vinculante nº 13. A regra, ao contrário, fica restrita a cargos em comissão de funções estritamente administrativas.

Ao negar o pedido, a magistrada também lembrou que é preciso levar em conta a qualificação técnica da filha do prefeito para exercer o cargo político.

Nenhum comentário

Deixe aqui o seu comentário!