Últimas notícias

Varíola dos macacos: Queiroga pede redução de número de parceiros sexuais



 O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse nesta terça-feira (9) que deve emitir comunicado pedindo a redução do número de parceiros sexuais para combate ao risco de exposição à varíola dos macacos (monkeypox). Durante um evento em João Pessoa, na Paraíba, o médico comentou que grande parte dos infectados pela doença são de "homens que fazem sexo com homens".

Queiroga apresentou as possibilidades de enfrentamento à doença no Brasil e como o Ministério da Saúde deve agir com os infectados. “Se fizermos o diagnóstico, isolarmos essas pessoas e fizermos um anúncio para que se reduza o número de parceiros sexuais, nós podemos baixar essa curva”, disse.

Para o ministro, a população deve ter consciência sobre as formas de contágio da doença: "Infelizmente, hoje, a grande maioria dos indivíduos que têm essa doença são homens que fazem sexo com homens. Essa minha palavra não é para discriminar ninguém, mas para proteger”.

O Ministério da Saúde encomendou 50 mil doses da vacina contra a varíola dos macacos. O imunizante será aplicado inicialmente em profissionais de saúde.

Saiba mais sobre a doença:

Vacina contra a poliomielite

Ainda em conversa com jornalistas da Paraíba, o ministro Marcelo Queiroga alertou para a importância da vacinação contra a Poliomielite (paralisia infantil), única forma de prevenção da doença.

“Eu faço um apelo para os pais, as mães, avós para que levem as crianças para as salas de vacinação. Há vacinas que são antigas, que há muito tempo nos ajudam. E é inaceitável que crianças possam adquirir doenças que há muito estavam erradicadas”, declarou ele.

Nenhum comentário

Deixe aqui o seu comentário!