Senado fará sessão para votar decreto de intervenção federal mesmo com destruição, diz Veneziano
Apesar da destruição provocada por bolsonaristas radicais em todo o Congresso Nacional, o Senado realizará em seu plenário, provavelmente nesta terça-feira (10), a sessão na qual será votado o decreto de intervenção federal na Segurança Pública do Distrito Federal, feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) neste domingo (08).
“Estaremos concluindo a liberação do nosso espaço e haveremos de fazer a sessão no plenário do Senado, até para uma demonstração, um simbolismo de que esses atos não impedirão que o parlamento funcione. Não vamos nos ajoelhar diante dessas práticas terroristas” disse o presidente do Senado em exercício, Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), após reunião com líderes da Casa.
A sessão deverá ser presidida pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que estava fora do país e retorna nesta segunda-feira (09).
Veneziano disse que, apesar de já ter obtido o número de assinaturas necessárias, a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar os atos de terrorismo realizados por bolsonaristas radicais ficará para fevereiro, quando se inicia a próxima legislatura. De imediato, o Senado deve apresentar ainda hoje um inventário de danos causados pelos terroristas.
O senador Marcos do Val (Podemos-ES), que é especialista em segurança, afirmou que, pelas imagens e relatos colhidos da invasão ao Congresso, é possível determinar que houve treinamento específico dos criminosos. “Eles sabiam onde estavam os hidrantes, jogaram água para cortar o efeito do gás. Estudaram, sabiam a sala onde estavam os armamentos. Alguém que já esteve em função de polícia repassou essas informações”, opinou.
@politicaetc
Nenhum comentário
Deixe aqui o seu comentário!