Últimas notícias

Repercução na imprensa internacional tensão política no Brasil após ordem de prisão de Lula


O Jornal Americano " The Washington Post" publicou em seu site uma reportagem da agência Associated Press com o título “Brasil se prepara para iminente prisão do ex-presidente Lula”.
O texto afirma que “o maior país da América Latina se prepara para algo inimaginável há alguns anos” e lembra que às administrações de Lula foram atribuídas a retirada de milhões da pobreza em “uma das nações mais desiguais do mundo”. O texto diz que ainda não está claro se Lula irá se apresentar à polícia ou se os agentes de segurança terão que prendê-lo.

'Clarín'

Jornal Clarín destaca pedido de HC para Lula (Foto: Reprodução/Clarín) Jornal Clarín destaca pedido de HC para Lula (Foto: Reprodução/Clarín)
O maior diário argentino dedicava na manhã desta sexta-feira seu principal destaque a Lula, destacando seu novo pedido de habeas corpus. Além disso, o jornal informa que "milhares de seguidores de Lula foram ao local [Sindicato dos Metalúrgicos] à noite para mostrar seu apoio ao carismático ex-líder trabalhista, chefe de Estado entre 2003 e 2010 e ícone da esquerda em toda a América Latina". Afirma ainda que "o MST (movimento sem terra) cortou 50 estradas em todo o país, no que seria o prelúdio de um enorme protesto nacional em favor do ex-presidente". 

BBC afirma que, segundo relatos, Lula não deve se entregar à polícia (Foto: Reprodução/G1) BBC afirma que, segundo relatos, Lula não deve se entregar à polícia (Foto: Reprodução/G1) 
Enquanto cresce a expectativa em torno do fim do prazo para Lula se apresentar, a rede britânica afirma, segundo relatos, que ele “não vai se entregar à polícia”. A fonte não é especificada.
A publicação afirma que se esperava que ele se entregasse à Polícia Federal ainda nesta tarde após o Superior Tribunal de Justiça decidir que ele pode ser preso após a condenação em segunda instância.

'El País'

El País diz que Lula 'negocia' ida à prisão (Foto: Reprodução/El País) El País diz que Lula 'negocia' ida à prisão (Foto: Reprodução/El País)
O jornal espanhol relata a expectativa em torno de como será o desenlace do mandado de prisão. "O ex-presidente é obrigado a cumprir a ordem, mas ainda tem inúmeras ferramentas para pelo menos expressar sua discordância e mostrar que se sente vítima de uma sentença desproporcional pelo crime de aceitar suborno de uma construtora. Por exemplo, se ele se render voluntariamente ou esperar que eles venham buscá-lo, ou se afastar de Curitiba, onde centenas de detratores e jornalistas o aguardam, ou se for preso em São Paulo".

Nenhum comentário

Deixe aqui o seu comentário!