Últimas notícias

Assembleia Indígena dos Tabajara é realizada na Aldeia Vitória em Conde

A prefeita Márcia Lucena participou da abertura da 2º Assembleia do Povo Indígena Tabajara da Paraíba, o evento realizado nos dias 14, 15 e 16 de dezembro, na Aldeia Vitória, em Mata da Chica, na zona rural de Conde contou com a participação de mais de 300 pessoas, entre convidados, povos indígenas e autoridades que discutiram o trabalho e a organização política do povo, além de abrir espaço para convidados e parceiros participarem de atividades realizadas na aldeia.
            A prefeita Márcia Lucena parabenizou a organização do evento e destacou a importância de se falar sobre a diversidade cultura e de povos que existe no município de Conde. “Este espaço organizado pelo povo Tabajara é de fundamental importância para a preservação da cultura e costumes que não devem ser esquecidos. O Conde é dono de uma diversidade cultural imensa, além dos povos tradicionais, não esquecendo os quilombolas. Estes três dias de assembleia foram dias de mergulhar profundamente na cultura deste povo e parabenizo os Caciques Ednaldo, Carlinho e Paulo, como todos que organizaram tão lindamente este evento”, disse a prefeita.
            Com o tema “Cidadania e Defesa dos Direitos Humanos”, a assembleia promoveu mesas de debates, abordando assuntos como a Justiça e Demarcação de Terras Indígenas, a Conjuntura Política e Povos Indígenas, Saúde Indígena, além das eleições da diretoria da Associação dos Povos Indígenas Tabajaras do Litoral Sul da Paraíba e do Conselho de Lideranças Tabajaras. Também foi realizada a Assembleia de Mulheres e Jovens.
            Jacyara Maciel, índia Tabajara, ressaltou que “a assembleia é um momento onde todos e todas debatem temas essenciais e em conjunto são construídas propostas e demandas que serão encaminhadas para os serviços públicos e órgãos parceiros, mas sem deixar de lado nossa cultura e tradições”, destacou.

Nenhum comentário

Deixe aqui o seu comentário!