Últimas notícias

Conde contará com ônibus circular em localidades não atendidas por linhas intermunicipais



A Prefeitura Municipal de Conde anunciou nesta quarta-feira (24), que a cidade contará com uma linha circular de ônibus que irá atender a população de regiões onde as linhas intermunicipais não chegam. Serão 22 viagens durante todo o dia, facilitando o atendimento para os usuários e usuárias que moram na região. A nova linha começa a atender a partir do próximo sábado, dia 27 de abril.
 De acordo com o coordenador de Mobilidade e Trânsito do município, Clément Vialle, será realizado um teste com o novo itinerário do ônibus durante noventa dias. O intuito é verificar a demanda e fazer os ajustes necessários na implantação da linha.
Clément ressaltou ainda que a ideia de melhorar o transporte coletivo na cidade foi colocada desde o início da gestão da prefeita Márcia Lucena e que agora poderá ser realizada através da parceria com a empresa Transnacional. A linha chamada de Circular J001 fará o itinerário Jacumã / Carapibus / Dona Antônia / Tambaba. A linha Tambaba terá um horário especial, três vezes ao dia, às 07h, 12h e 16h40.

"A prefeitura sempre quis melhorar o transporte coletivo, essa é uma coisa que desde o início da gestão nós queremos corrigir pois as linhas que existem são intermunicipais, existe uma demanda muito grande de deslocamentos locais entre Carapibus, Dona Antônia e a Avenida Ilza Ribeiro, principal eixo de mobilidade de Jacumã. Além disso queremos otimizar o tempo de espera que hoje gira em torno de uma hora, com esse circular nós queremos diminuir para cerca de 25 minutos" disse.
O coordenador relatou ainda a dificuldade que a gestão encontrou para conseguir viabilizar a linha.
"Com esse ônibus nós estamos buscando a melhoria e qualidade no transporte da população de Conde. Esse é um dos nossos maiores desafios já que não havíamos conseguido empresas que aceitassem fazer o consórcio por questão de distância e também por sermos um município pequeno, então a população acaba ficando dependente dos ônibus intermunicipais que não atendiam regiões como Jacumã, Carapibus e a PB-008" explicou.
A criação dessa nova linha vem para somar as ações do trabalho de municipalização do trânsito que está sendo implantado no município já em fase educativa. A linha circular vai facilitar a mobilidade da população que mora nas regiões das praias e que geralmente precisam fazer uso de carro particular ou do transporte intermunicipal, que é mais demorado. Os valores das passagens também serão diferentes, por se tratar de uma linha criada especificamente para circular dentro do município. As passagens custarão R$ 2,00 para pagamento em dinheiro e R$ 1,00 para quem usar o cartão de passagem.


A prefeita Márcia Lucena também falou a respeito da implantação do ônibus circular e disse que essa conquista deverá trazer com ela outras melhorias no quesito transporte público e mobilidade urbana na cidade.
"Essa é uma aposta da prefeitura em parceria com a Transnacional. Além de ter um ônibus que irá atender a Avenida Ilza Ribeiro, entre outras regiões, nós poderemos também lutar por um sistema de integração, além de outras melhorias. Já está tudo aprovado para o ônibus começar a circular, o preço será bem acessível e a população vai contar com uma nova linha de transporte público, facilitando o deslocamento na região" disse.

Nenhum comentário

Deixe aqui o seu comentário!