Últimas notícias

Conde recebe representante do EpiSUS do Ministério da Saúde, para acompanhamento das ações contra a malária no município



A Prefeitura Municipal de Conde, por meio da Secretaria de Saúde, continua promovendo ações de combate e prevenção contra a malária no município. Os moradores que foram diagnosticados com a doença, foram encaminhados ao Hospital Universitário, em João Pessoa, receberam o tratamento e já estão em casa. Esta semana, o Conde está recebendo a visita de Liana Reis Blume, Técnica do Programa Nacional de Controle da Malária e Monitora do EpiSUS, que é o Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do SUS (Sistema Único de Saúde), que veio acompanhar as ações que o município vem desenvolvendo desde a confirmação do primeiro caso.
A técnica do Ministério da Saúde participou de um encontro com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE), onde compartilhou com os profissionais, algumas experiências, como o monitoramento de doenças como a malária e destacou o trabalho que as equipes vem realizando dentro do município.


“O município de Conde vem desenvolvendo excelente trabalho de combate à malária, desde a descoberta do primeiro caso. Nós do Ministério da Saúde realizamos todo o acompanhamento necessário e estamos aqui na cidade para acompanhar estas atividades, como também compartilhar experiências e reforçar os cuidados que a população deve ter. O Conde não é área endêmica, mas toda a investigação está sendo realizada e a população tem se mostrado bastante atenta nos cuidados e prevenção”, destacou.
Liana também destacou a visita que fez aos moradores que tiveram a doença, receberam alta e já estão em casa. “Como parte do acompanhamento pós tratamento, visitamos as pessoas aqui de Conde que tiveram malária, receberam tratamento e agora estão em casa no processo final de recuperação. A malária é uma doença que não tem vacina, mas tem tratamento gratuito pelo SUS e o combate vai além das ações que a prefeitura e o governo do Estado estão oferecendo, a população é fundamental nesse processo”, ressaltou.



A Secretária de Saúde de Conde, Renata Martins Domingos, ressaltou a importância da presença da profissional do Ministério da Saúde no município. “Receber a Liana é muito importante. A Prefeitura em parceria com o Governo do Estado vem realizando todos os processos de prevenção e conscientização em todo o território e receber este retorno de que o trabalho tem surtido resultados e com uma aceitação positiva da população, é muito gratificante. Todos os profissionais da saúde estão de parabéns, mas este é um trabalho que deve ser continuado. Não tivemos nenhum outro caso confirmado, mas o cuidado nunca é demais”, ressaltou.
Desde a confirmação do primeiro caso, que a Prefeitura vem promovendo ações e campanhas de conscientização em todo o município. A Secretaria de Saúde do município formou uma Comissão Especial de Investigação para a Malária, composta pelos profissionais da Atenção Básica e Vigilância Epidemiológica, que tem um prazo de sessenta para elaborar um relatório detalhado acerca do assunto. Com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde e do Ministério da Saúde, por meio do EpiSUS, os relatórios serão avaliados e debatidos. 



Nenhum comentário

Deixe aqui o seu comentário!