Últimas notícias

Método de irrigação por gotejamento traz economia de água e garantia de trabalho na Paraíba



O modelo de irrigação por gotejamento, que economiza água, aumenta o ganho financeiro e abre mais vagas de trabalho para população. Isso mudou a vida de uma família na cidade São José de Piranhas, no Sertão paraibano, que aplicou o novo método de irrigação. depois quase desistirem da agricultura por causa da seca. 
Tudo começou quando Renan Dantas, integrante da família, se formou no curso de agronomia e ele aplicar os conhecimentos da universidade na própria fazenda. "Se tivéssemos utilizando o sistema convencional de irrigação, há três, quatros anos atrás não teríamos mais água", explicou o rapaz.
No modelo de irrigação por gotejamento, só é liberada a quantidade de água necessária. A plantação é irrigada duas vezes por dia durante uma hora e meia em cada vez, além disso, também é usada a técnica de fertirrigação, que é quando o adubo e a água chegam no mesmo momento na planta, otimizando o processo.
Esse modelo de trabalho garante uma economia de cerca de 50% de água em relação ao antigo sistema usado. A família ainda conta com a ajuda da Universidade Federal de Campina Grande, que faz a análise do solo e recomenda a quantidade de adubo, evitando a salinização e a intoxicação do solo.
Além dos donos da propriedade, mais 15 famílias se beneficiam do local com a geração de empregos. "Desde quando a gente começou com esse trabalho de irrigação vem aparecendo serviço. Enquanto tiver água, tem trabalho", comemora o agricultor José Venaldo.


Nenhum comentário

Deixe aqui o seu comentário!