Últimas notícias

Eclipse lunar poderá ser observado por todo o estado da Paraíba nesta terça.



O eclipse parcial da lua, que é um fenômeno natural, vai poder ser visto em todo o estado nesta terça-feira (16) e poderá ser visto no início da noite. O próximo ocorrerá apenas na madrugada de 19 de novembro de 2021.
A Associação Paraibana de Astronomia (APA), em parceria com o Mag Shopping, vão disponibilizar telescópios na praça de alimentação do shopping a partir das 17h, para que o público observe o evento e a ação é gratuita.
Um eclipse lunar ocorre quando a Lua é ocultada totalmente ou parcialmente pela sombra da Terra. Para isso, é preciso ocorrer um alinhamento entre Sol, Terra e Lua, estando a Terra entre os outros dois.
Devido à inclinação do plano orbital da Lua em relação ao da Terra, os eclipses são pouco frequentes, pois só ocorrem quando a Lua cruza o plano orbital da Terra em alinhamento com o Sol.
Este eclipse será parcial porque o alinhamento entre eles não será perfeito e com isso, a Lua não será totalmente encoberta pela sombra da Terra. Na fase máxima do eclipse, a Lua estará 65% encoberta.
Segundo a APA, Eclipses lunares não dependem de equipamentos sofisticados para observação e podem ser contemplados a olho nu com segurança. Mas quem tiver a oportunidade de observar um eclipse através de um telescópio ou até mesmo de um binóculo, poderá acompanhar os detalhes da sombra da Terra avançando sobre as crateras lunares.
Para não perder nenhuma fase do eclipse, a recomendação é de procurar um local que tenha visibilidade para o leste, onde a Lua irá nascer. No litoral, a praia é sempre uma boa opção.

Nenhum comentário

Deixe aqui o seu comentário!