Últimas notícias

Paraíba receberá doses de vacina contra sarampo.



A Paraíba vai receber 32.178 doses de vacina de sarampo para crianças de seis a onze meses de idade. O estado também receberá R$ 925 mil para equipar as salas de vacinação. Até o momento, a Secretaria de Estado de Saúde já investigou 50 casos da doença, sendo 11 desses submetidos a novos exames após resultado reagente/indeterminado. Em São Paulo, uma pessoa morreu diagnosticada com sarampo.
Os valores serão repassados para municípios com até 100 mil habitantes e devem financiar a compra de câmaras frias para aumentar a segurança no armazenamento das vacinas e imunobiológicos.  A medida foi pactuada nesta quinta-feira (29), em Brasília.
O município também precisa ter implantado o sistema de informação nominal do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI).
Com cerca de 29.200 bebês entre seis a onze meses, a quantidade de doses recebidas são 10% além do número estipulado.
Essa vacina disponibilizada para as crianças é conhecida como ‘dose zero’ e não substitui, nem será considerada válida para fins do calendário nacional de vacinação da criança. Os pais e responsáveis devem levar os filhos para tomar a vacina tríplice viral aos 12 meses de idade (1ª dose) e aos 15 meses (2ª dose).
De acordo com a SES, até o momento, a cobertura vacinal é de 86,03% no estado. Até julho, dos 223 municípios, 123 apresentam coberturas adequadas conforme recomendação do Programa Nacional de Imunização (PNI).
A Secretaria recomenda que o paciente que apresentar febre e manchas vermelhas no corpo, acompanhados de tosse e/ou coriza e/ou conjuntivite, independentemente da idade e da situação vacinal, deve procurar uma unidade de saúde para a notificação e tratamento imediato.

Nenhum comentário

Deixe aqui o seu comentário!