Últimas notícias

O prefeito Luciano Cartaxo participa de atividades em comemoração ao Dia da Árvore.



O Dia da Árvore foi comemorado em João Pessoa neste último sábado (21) com a distribuição de mudas de árvores nativas e atividades educativas e de conscientização para a população pela Prefeitura Municipal (PMJP). O prefeito Luciano Cartaxo deu início às atividades com o plantio de mudas de Pau-Brasil e Ipê na Praça da Independência. Desde 2013, a PMJP já realizou o plantio de mais de 230 mil mudas de árvores nativas em diversas regiões da cidade e somente neste ano, deve distribuir, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), mais de 45 mil mudas.
“João Pessoa é uma cidade reconhecida pelo seu verde e pela preservação ambiental. Nossa gestão tem esta marca de não só preservar, mas também de arborizar ainda mais a cidade. Desde 2013, já plantamos mais de 230 mil mudas em mata ciliar, avenidas, praças e parques, e isso tem um significado importante junto também ao processo de conscientização da população. Queremos ver a cidade crescendo, se desenvolvendo, mas acima de tudo, preservando o que tem de melhor, que é o nosso meio ambiente”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo.
O prefeito realizou o plantio de uma muda de Pau-Brasil e de Ipê Amarelo na Praça da Independência, em pontos estratégicos, respeitando os quadrantes planejados pelo arquiteto e paisagista Roberto Burle Marx para cada planta nativa na praça. De lá, as equipes da Semam iniciaram a distribuição das mudas em três semáforos da Avenida Epitácio Pessoa e no Largo da Gameleira, onde foi montada a Tenda Verde. Também foram feitas diversas ações de Educação Ambiental e distribuída a Cartilha da Arborização, produzida por técnicos da Semam com orientações sobre espécies mais adequadas e locais certos para o plantio, como preparar a terra e como cuidar da sua muda de árvore.
O território do município de João Pessoa tem 30,67% de cobertura vegetal, totalizando uma média de 47,11m² de área verde por habitante. Para o secretário de Meio Ambiente, Abelardo Jurema Neto, “é um índice de cobertura vegetal satisfatório para uma Capital, mas é preciso estar atento, pois grande parte das nossas áreas verdes estão concentradas em grandes fragmentos, como a Mata do Buraquinho. Por isso, precisamos promover o plantio nos bairros e áreas degradadas, como fazemos continuamente, para que as árvores sejam distribuídas por toda a cidade. A Semam realiza o plantio contínuo e qualquer pessoa também pode pegar autorização no órgão e se deslocar ao nosso Viveiro Municipal para pegar mudas”, comentou.
Este ano, a Semam deve plantar e distribuir 45 mil mudas de árvores nativas. Em 2018, foram plantadas 40 mil mudas. Em 2017, a Semam promoveu o plantio de 53.760 mudas de árvores nativas em áreas de mata ciliar (perto dos rios), parques e áreas de proteção permanente, praças, canteiros de ruas e avenidas, escolas, creches e condomínios. No período 2013 a 2016, foram plantadas 123.427 mil mudas.


Nenhum comentário

Deixe aqui o seu comentário!