Últimas notícias

Ministério da Saúde inicia campanha de vacinação contra sarampo em menores de 5 anos.



O Ministério da Saúde inicia neste mês de outubro uma Campanha Nacional de Vacinação, a fim de atualizar as carteiras de vacinação e prevenir contra a doença.
A Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba chama atenção para o calendário da campanha que será realizada a partir desta segunda (7) até 25 de outubro com dia D no sábado, dia 19. A campanha é exclusiva para crianças de seis meses a menores de 5 anos que não estão com esquema vacinal completo.
O estado da Paraíba, até o momento, está com 89,51% de cobertura vacinal. Em 2018, atingiu 95,77% de cobertura vacinal contra o sarampo. As crianças desenvolvem a forma mais agravada da doença, que pode levar a óbito. Apesar da campanha nacional não ter uma meta para ser atingida, a “SES tem o objetivo de ampliar a homogeneidade e, assim, acabar com os bolsões de suscetibilidade”, explicou Isiane Queiroga, chefe do Núcleo de Imunizações da Paraíba.
A campanha este ano é apenas para as crianças que não foram vacinadas com as doses previstas no calendário nacional de vacinação. A vacina é a única forma de prevenção da doença e garante aproximadamente 95% de imunidade duradoura por toda a vida, se tomada corretamente, de acordo com o previsto no calendário de vacinação. Portanto, é importante que os pais levem o cartão de vacinação para ser avaliado.
A Paraíba conta com um total de 166 notificações suspeitas para sarampo, das quais oito foram confirmadas, de acordo com o último boletim emitido pela SES. Por enquanto, a campanha foi pensada de forma seletiva, para ampliar a cobertura vacinal nos estados e vacinar as faixas mais vulneráveis ao sarampo.
A 1ª fase são para as crianças de 6 meses a menores de 5 anos (7 a 25 de outubro, com dia D no sábado, 19 de outubro) e a 2ª fase são para os adultos jovens de 20 a 29 anos, não vacinados (de 18 a 30 de novembro. Dia D, 30 de novembro).

Nenhum comentário

Deixe aqui o seu comentário!