Últimas notícias

Coronavírus: saiba o que fazer se apresentar sintomas de contaminação na Paraíba

 

 Conforme a (SES), existe um fluxo de atendimento para casos suspeitos de pacientes com Covid-19 que deve ser cumprido pelas unidades de saúd

Sintomas leves: o paciente deve procurar Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Sintomas moderados: o paciente deve procurar Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e emergências de hospitais públicos e privados para analisar necessidade de internação.

A SES reforça que antes de procurar uma unidade de saúde, o paciente deve entrar em contato com os canais de atendimento do estado ou dos municípios, que possuem equipes médicas para orientar qual ação adotar em cada caso. Assim, o usuário do sistema de saúde evitar sair de casa e se contaminar, enquanto dividem o mesmo espaço com pessoas infectadas.
O secretário estadual de saúde, Geraldo Medeiros, acrescenta ainda que para passar apenas pelo procedimento de testagem rápida, os pacientes devem se dirigir para as UBSs e não para UPAs e hospitais.

Governo da PB e Prefeitura de JP criam plantões para tirar dúvidas sobre coronavírus

Quando procurar uma unidade de saúde

Conforme a SES, se a pessoa tiver com resfriado comum ou síndrome gripal, tosse, coriza, congestão nasal, dor no corpo, dor leve de garganta com ou sem febre, calafrios e dores musculares, deve se hidratar, ter uma boa alimentação, repousar, permanecer em isolamento domiciliar e procurar uma UBS.
Em casos mais graves, deve procurar UPAS e emergências de hospitais públicos e privados. Os sintomas considerados como moderados e graves envolvem dificuldade respiratória e dor torácica ao tossir ou respirar.
A população que tiver acesso a rede de saúde suplementar (planos de saúde) pode recorrer à clínicas particulares e consultórios. O médico notificará ao município que deverá fazer a coleta do caso suspeito. Os testes só serão feitos quando tiverem a necessidade de realização reconhecida por médicos. Diante de solicitação, eles também poderão ser feitos em laboratórios particulares.

e, baseado em sintomas apresentados nas seguintes situações:

Nenhum comentário

Deixe aqui o seu comentário!