Últimas notícias

Prefeitura viabiliza aprovação de projetos para adquirir R$ 318 mil em produtos da agricultura familiar

 

O município de Conde conseguiu emplacar a aprovação de quatro projetos no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) do governo federal. O volume de recursos é da ordem de R$ 381 mil, destinado à aquisição de produtos da agricultura familiar de 50 agricultores.

Os alimentos serão distribuídos com 575 famílias em situação de vulnerabilidade social, acompanhadas pelo Centro de Referência da Assistência Social (Cras). A previsão é de que até o final do mês de agosto os recursos sejam liberados a os produtos sejam adquiridos e distribuídos.

No edital, lançado pela Conab, foram contemplados a Cooperativa dos Agricultores e Avicultores do Conde, a Associação dos Trabalhadores Rurais Rick Charles, Cooperativa da Agricultura e Serviços Técnicos do Litoral Sul Paraibano (Coasp) e a da Associação dos Trabalhadores Rurais do Assentamento Frei Anastácio.

O secretário de Agropecuária e Pesca, Josinaldo Rodrigues, afirmou que a Prefeitura de Conde tem estruturado ações e assessoria para elaboração de projetos desse porte com o intuito de garantir o fortalecimento da agricultura familiar, como atividade produtiva e economicamente viável. “A aprovação desses projetos é importante porque contribuem para o fortalecimento da agricultura familiar do município”, frisou.

Josinaldo explicou que a venda dos alimentos da agricultura familiar direto para a Prefeitura de Conde vai resultar na exclusão da figura dos atravessadores nas negociações. “Outro benefício é o de garantir a comercialização da produção, que ainda é um gargalo da atividade agrícola. Ao retirar da negociação a figura do atravessador, os agricultores farão as vendas dos alimentos diretamente para a prefeitura através do PAA. Isso vai gerar um preço melhor na comercialização. Uma política de garantia de preço justo e de comercialização”, ressaltou.

A política de desenvolvimento da agricultura familiar configura uma das estratégias de governo, como apontou a prefeita de Conde, Márcia Lucena.  “A agricultura tem um papel fundamental na cidade de Conde, seja para a subsistência, seja para o meio produtivo e cultural de várias comunidades e áreas e cabe a nós enquanto poder público traçar estratégias para desenvolver e consolidar melhores formas de assessoria e até de escoamento dessa produção, gerando para os agricultores e agricultoras mais renda e para a cidade uma alimentação com produtos mais saudáveis por conta da aquisição dos alimentos pelo Governo Municipal para uma série de destinos. Desenvolver a produção da agricultura familiar também é uma forma de reconhecer a importância dessa atividade para centenas e centenas de famílias, com saberes técnicos e populares”, frisou.

Nenhum comentário

Deixe aqui o seu comentário!