Últimas notícias

Com regras mais restritivas, Cabedelo proíbe acesso à Areia Vermelha

 


Cabedelo vai passar a adotar medidas temporárias mais restritivas para o enfrentamento à Covid-19 no município. A decisão busca frear a contaminação pelo vírus, que vem aumentando nas últimas semanas na região metropolitana e passam a valer a partir desta quarta-feira (24).

Dentre as novas medidas propostas para os próximos 15 dias, estão o uso da faixa de areia na orla local e das praças apenas para a prática de esportes individuais; toque de recolher das 22h às 05h; funcionamento do transporte público e particular até às 22h; proibição de estacionamento na orla; proibição de acesso ao Dique de Cabedelo e à Areia Vermelha; e vedação da navegação e atracamento de catamarãs nas praias e rio.

Até o dia 10 de março, a visita ao Parque do Jacaré só está liberada de segunda a quinta-feira, e deve se restringir às lojas comerciais, bares e restaurantes que funcionarão seguindo todas as regras e exigências sanitárias. Às sextas-feiras, sábados e domingos fica proibido o acesso ao local.

O funcionamento de bares e restaurantes segue o estabelecido pelo Decreto Estadual (nº 41.053), e devem funcionar das 6h às 16h. Após esse horário, funcionam apenas por delivery ou retirada de produtos pelos clientes. Segundo determinação do prefeito Vitor Hugo, lanchonetes podem ficar abertas até ás 21h, mas a venda de bebida alcoólica está proibida.

Missas e cultos também seguem o que determinou o Governo Estadual, e estão suspensos.  A desobediência dessas regras pode acarretar multa de até R$ 50 mil e interdição por até 7 dias em caso de reincidência.

Na última semana, Cabedelo já tinha se antecipado e suspendido o retorno às aulas de forma híbrida, que teria início no dia 1º de março. A volta às aulas nesse formato está prevista, agora, para o mês de abril. As atividades escolares voltam em março, mas apenas na modalidade on-line. As escolas particulares devem seguir o que determina o Decreto Estadual: Escolas e instituições privadas dos ensinos superior, médio e fundamental das séries finais funcionarão exclusivamente através do sistema remoto; já o ensino fundamental das séries iniciais e do ensino infantil da rede privada poderão funcionar em sistema híbrido ou por meio remoto.

O objetivo das novas restrições é reduzir a mobilidade urbana e humana e, dessa forma, evitar aglomerações que contribuam com a contaminação do novo Coronavírus, preservando a saúde da população.

“São medidas necessárias e urgentes para que possamos garantir a segurança de todos, mas sem comprometer nosso setor produtivo, já que vem sofrendo tanto desde o ano passado. Essa doença nunca esteve para brincadeira e estamos vendo altos índices de contaminação em toda região metropolitana. Vamos respeitar as novas medidas e, principalmente, respeitar as determinações que nunca é demais repetirmos: distanciamento social, máscara e álcool em gel. Só conseguiremos vencer essa pandemia com a colaboração de todos e a consciência de empatia com o próximo”, disse o prefeito Vitor Hugo.

A fiscalização da aplicação nas novas restrições ficará a cargo das Secretarias de Segurança, de Saúde, de Mobilidade Urbana. De Controle do Uso e Ocupação do Solo e do Procon.

Mais – O Decreto Municipal estabelece, ainda, a proibição total da realização de eventos presenciais, sociais ou corporativos, públicos ou privados, a exemplo de Congressos, Seminários, Festas e shows; e o fechamento total de casas de festas e eventos, boates e espaços que contenham dança, teatros, lounge bar e afins.

Sobre o expediente presencial nos órgãos com atividades não essenciais, o decreto versa que “secretários dos órgãos municipais poderão estabelecer, mediante justificativa e necessidade, um regramento especifico acerca do expediente dos servidores públicos vinculados à pasta, desde que não comprometa o regular funcionamento das atividades”.

Nenhum comentário

Deixe aqui o seu comentário!