Últimas notícias

Prefeitura de Cabedelo e IFPB firmam parcerias para estágios e cursos de extensão

 


A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC) e o Instituto Federal da Paraíba (IFPB) assinaram Acordo de Cooperação e um Termo de Convênio para disponibilizar vagas de estágios e desenvolver ações conjuntas nas áreas de pesquisa, inovação e extensão.

A parceria foi firmada nesta sexta-feira (19) entre o prefeito Vitor Hugo e o Reitor do IFPB, professor Cícero Nicácio Lopes. A expectativa é que as seleções comecem em breve, através do Campus do IF em Cabedelo.

“É uma satisfação poder estabelecer parcerias com o IFPB e podermos proporcionar a todos os alunos da instituição no estado da Paraíba estagiar na cidade de Cabedelo nas diversas áreas. É um momento único, foram muitos anos de espera, mas conseguimos concretizar mais esse sonho. Agradecemos ao Reitor pela disposição, pelo entendimento e pela vontade de acertar e fazer o melhor para todos os alunos que compõem a instituição no estado e, especialmente, no município de Cabedelo”, declarou o prefeito Vitor Hugo Casteliano.

O Termo de Cooperação visa o desenvolvimento de projetos científicos, de sustentabilidade e de inovação tecnológica, com a finalidade de aperfeiçoar as estatísticas e os indicadores nas ferramentas de gestão municipal, no intuito de contribuir nos resultados de excelência, em observância aos objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Já o Convênio objetiva formalizar as condições para a realização de estágios curricular (obrigatório) de estudantes regularmente matriculados em cursos do IFPB, junto à PMC com vistas ao aprendizado para a o mundo profissional. A iniciativa vai proporcionar trabalho e oportunidades aos estudantes locais.

“Todas as cidades polo do Estado contam com uma unidade, como é o caso de Cabedelo. Nossa cidade portuária tem uma densidade econômica e uma relevância social e política significativa em nosso estado. Essa parceria permitirá que nos aproximemos mais e que estabeleçamos um grau de aproximação muito grande e, assim, possamos atuar em áreas diversas, como na pesquisa, na inovação, no empreendedorismo e na extensão. Estaremos colocando toda nossa inteligência a serviço das demandas do município de Cabedelo e esperamos poder contribuir com a modernização administrativa, com o desenvolvimento sustentável e com o crescimento do município. A atual gestão tem focado no crescimento e o IFPB será uma ferramenta de potencialização do incremento do município contribuindo com a gestão”, comentou o reitor do IFPB, Cícero Nicácio do Nascimento.

Para o diretor do Campus Cabedelo, Licio Romero Costa, a parceria deve render frutos tanto para a instituição quanto para o município, devido a possibilidade de inovação nos vários campos de alcance da administração municipal.

“A assinatura desses dois documentos significa muito, tanto para IFPB como para o município, porque possibilita uma atuação mais próxima da Instituição, voltada para a educação profissional, científica, que desenvolve pesquisa extensão e inovação, com a Prefeitura em suas diversas ações na construção de resultados de excelência”, finalizou.

Nenhum comentário

Deixe aqui o seu comentário!