Últimas notícias

Mais de 35% dos suspeitos de feminicídios não foram presos na Paraíba desde a sanção da lei

 


Desde que a lei do feminicídio foi sancionada, em março de 2015, 158 feminicídios aconteceram na Paraíba até julho de 2020. Para a criminóloga paraibana Mariana Nóbrega, o problema é histórico. “Sempre foi um crime comum e muito recorrente. É difícil falar se agora ficou mais banalizado. Na realidade, as estatísticas sobre violência contra a mulher não letal são uma das questões mais complexas dentro dos estudos criminológicos, pela enorme quantidade de ocorrências que não chegam a ser denunciadas às autoridades e que, portanto, não compõem as estatísticas criminais”, explica. Do total de feminicídios que ocorreram nesses anos, 38% dos suspeitos ainda não foram detidos.

Para as famílias que ficam após a morte de uma mulher por feminicídio, a prisão do suspeito é a única busca que não cessa. Não vai trazer ninguém de volta, mas em cada familiar é acionado um conceito que acaba permeando as suas vidas por muito tempo: justiça.

Foi assim com a família de Pâmela Bessa. Hélio José de Almeida Feitosa levou três meses para ser preso depois de espancar a esposa de 27 anos, que estava grávida, até a morte. "Fomos pegos de surpresa com tudo isso, mas a pior parte era saber que ele estava solto, vivendo como se não estivesse acontecido exatamente nada. Éramos muito revoltados, não tínhamos paz", desabafa Bruna Bessa, irmã de Pâmela do Nascimento, vítima de feminicídio. A família só encontrou alento quando ele foi preso.

Segundo Bruna, uma das marcas de Pâmela era a alegria. Ela estava sempre alegre e sorrindo, talvez por isso fosse tão querida por todos. Era mãe de três filhos, um menino de 10 anos, outro menino de quatro anos e uma menina de sete anos. Pâmela estava esperando o quarto filho, com três meses de gravidez, quando foi assassinada.

A família não esperava que uma violência tão brutal como essa pudesse atingir alguém tão próximo. "Ela nunca falou nada, ficávamos sabendo por vizinhos e como morávamos em outro estado, não presenciávamos a violência", detalha Bruna. Pâmela era vítima de um ciúme doentio, de abusos e violências diárias provocadas pelo marido. Ninguém sabia. E é no silêncio que o feminicídio destrói a vida de mais uma mulher. Para muitos, de repente. Para a vítima, o fim de um sofrimento.

Para o delegado Glauber Fontes, o caso de Pâmela é um caso típico de feminicídio. O marido era “possessivo, ciumento e de temperamento altamente agressivo".

"Ela foi barbaramente assassinada. Alguns casos de feminicídio trazem certas complexidades, pois as próprias estatísticas criminais indicam que 80% dos crimes comuns são praticados em espaços públicos. Os casos de violência doméstica, no entanto, são praticados em ambientes privados, fechados. O que dificulta o esclarecimento e a investigação", relatou.

Para Glauber Fontes, "a violência doméstica representa uma ideia de retrocesso a qualquer noção de civilidade. É lamentável que em pleno século XXI a gente tenha que se deparar, rotineiramente, com esse tipo de caso".



Nenhum comentário

Deixe aqui o seu comentário!