Últimas notícias

Júnior Pires anuncia plataforma para expor postos suspeitos e revela que Prefeitura prepara selo que pode botar posto ‘malandro’ na parede

 




O secretário do Procon-JP, Júnior Pires, revelou nesta sexta-feira (28), durante entrevista ao programa Ô Paraíba Boa, que a Prefeitura de João Pessoa está finalizando um projeto de lei que criará um selo oficial de certificação para postos de combustíveis da capital. A iniciativa tem o objetivo de facilitar a vida do consumidor, permitindo identificar rapidamente quais estabelecimentos seguem as normas e passaram pela fiscalização do órgão.

Segundo o secretário, o projeto deverá ser enviado à Câmara Municipal entre o fim de dezembro e o início de janeiro.

“Está em construção um projeto com um selo para os empresários que trabalham corretamente. A ideia é que o consumidor, ao estacionar o carro, já veja no próprio posto se ele é certificado. Deve ser enviado para votação agora no fim de dezembro ou início de janeiro”, disse Júnior Pires.

Além do selo físico, a prefeitura trabalha para implantar em João Pessoa uma ferramenta digital semelhante à utilizada pelo Procon Carioca , o chamado Mapa Digital, que mostra todos os postos visitados pela fiscalização, os autuados, notificados ou interditados.

“A gente já está em contato com o secretário do Rio de Janeiro. Acredito que no mês de janeiro teremos esse sistema implantado aqui também. É uma ferramenta que permite o acompanhamento em tempo real pela sociedade, com o mapeamento de todos os postos visitados e fiscalizados”, explicou.

Ao vivo, o secretário reforçou que a plataforma funcionará como uma ferramenta de transparência, oferecendo ao consumidor informações sobre irregularidades como a famosa “bomba baixa” quando o motorista paga por mais combustível do que realmente recebe.

A criação do selo e da plataforma digital deve representar um novo avanço na política municipal de fiscalização, ampliando a capacidade do Procon de alertar consumidores e pressionar o mercado a manter boas práticas.

Nenhum comentário

Deixe aqui o seu comentário!