Últimas notícias

Secretária de Saúde de Conde se reúne com o Secretário de Saúde de João Pessoa para discutir a descentralização do SAMU no município

A Secretária de Saúde do município de Conde, Renata Martins, participou nesta quarta-feira (31), de uma reunião com a Coordenação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e o Secretário de Saúde de João Pessoa, Adalberto Fulgêncio. O objetivo do encontro foi estabelecer 

pactuações na transição do serviço de saúde do SAMU de João Pessoa para o Conde, com a possibilidade do uso da nova ambulância recebida do Ministério da Saúde.
Atualmente, o Conde conta com o atendimento do SAMU, mas o custeio, despesas, manutenção e regulação para atendimento, estão sob responsabilidade da Secretaria de Saúde de João Pessoa.  A Secretaria de Saúde de Conde está pleiteando no Ministério da Saúde, a descentralização do serviço, afim de que o custeio seja feito ao Fundo Municipal de Saúde do município.
Segundo a secretária Renata, "a Secretaria de Saúde de Conde está buscando administrar de forma mais ampla esse serviço tão importante pra população em casos de urgência, para poder ter maior amplitude na sua gestão. Há um caminho ainda a ser trilhado para que o custeio desse serviço e suas despesas sejam de responsabilidade da Secretaria de Saúde de Conde. Enquanto isso não é finalizado, é importante contar com a parceria dos outros parceiros do Sistema Único de Saúde, neste caso, a Secretaria de Saúde de João Pessoa. No SUS, a gente trabalha em rede e é por isso que esse sistema é tão aplaudido por outros países."
Mesmo com a descentralização total do SAMU para o Conde, a regulação das vagas, ou seja, as chamadas e a avaliação médico técnica sobre cada caso, continuarão sob o comando da Secretaria de Saúde de João Pessoa, que administra as chamadas feitas para o telefone 192.

Nenhum comentário

Deixe aqui o seu comentário!