Últimas notícias

Processo de regionalização do CER – II de Conde começa a ser discutido com os municípios de Alhandra, Caaporã e Pitimbu

 
A Coordenação do Centro Especializado em Reabilitação Física e Auditiva de Conde (CER – II), recebeu na última semana, os técnicos das Secretarias de Saúde de Alhandra, Pitimbu e Caaporã, para a primeira reunião sobre o processo de regionalização do serviço oferecido pelo Centro.
            Habilitado por meio da portaria nº 146 de 02 de fevereiro de 2016, o CER – II está inserido na Rede de Cuidados a Pessoa com Deficiência para oferecer atendimento de forma regionalizada para mais três municípios, além do Conde, que são Alhandra, Pitimbu e Caaporã. A regionalização acontecerá após o período de qualificação do serviço.
            A Responsável Técnica do Centro Especializado, Ângela Pereira disse que “após mais de um 

ano de trabalho intenso da atual gestão do serviço, com apoio irrestrito da Secretaria Municipal de Saúde, foi possível contratar a equipe mínima de profissionais exigidos pelo Ministério da Saúde, efetivar a aquisição e instalação de equipamentos para realização de procedimentos de diagnóstico e tratamento e avançar na organização do processo de trabalho e qualificação dos profissionais.  Compreendemos que agora estamos em condições de iniciar as discussões sobre a regionalização com os demais municípios para atender ao público de maneira qualificada”, afirmou.
Com a regionalização do CER – II, as pessoas com deficiência dos quatro municípios serão beneficiadas pelo acesso ao cuidado multiprofissional com assistente social, enfermeiras, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais e médicos especialistas (neuropediatra, neurologista adulto, ortopedista e otorrinolaringologista. Será possível ainda realizar exames audiológicos, bem como emitir laudos para deficiência física e auditiva que possibilitam acesso a direitos como o Benefício de Prestação Continuada (BPC), o passe livre em transportes coletivos e autorização para uso do estacionamento específico para pessoa com deficiência.
            O processo de regionalização acontece com acompanhamento da Comissão Intergestores Regional (CIR) Mata Atlântica, atualmente presidida pela Secretária de Saúde de Conde, Renata Martins Domingos. A CIR é a instância que reúne os secretários de Saúde dos municípios da primeira Regional de Saúde (1ª GRS).
 

Nenhum comentário

Deixe aqui o seu comentário!